Além de ofertar as doses em todos os Programas de Saúde da Família (PSFs), vale lembrar que a sala Descentralizada de Vacinas que atende no PSF Central fica aberta das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia. E tem mais: os PSFs Ana Néri e São Mateus também estão atuando com horário estendido, ficando abertos até às 19 horas com oferta do imunizante.
A vacina
A vacina ofertada é composta por três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, é aplicada em dose única. Já crianças abaixo dos nove anos de idade, se estiverem tomando a vacina pela primeira vez, recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. A vacina contra a Influenza (gripe) pode ser aplicada junta a outros imunizantes, inclusive o da covid-19.
Em 2016, Brasil recebeu a certificação da eliminação do vírus endêmico; tanto em 2016 quanto 2017 não houve registros da enfermidade. Em 2018, o país voltou a contabilizar casos; foram 9.325 confirmações. E entre 2019 a 2021 foram 30.17 registros.
Confira para quem as doses já estão disponíveis:
- Pessoas de 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde (comprovar atuação na área)
- Crianças (6 meses a 5 anos)
- Gestantes
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Povos indígenas
- Professores e demais trabalhadores da educação (comprovar atuação)
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Forças de segurança e salvamento
- Forças armadas
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
Serviço:
Vacina contra a gripe 1ª etapa:
De 11 de abril a 31 de maio, disponível em todas as salas de vacina. A Sala Descentralizada de Vacinas que atende no PSF Central e os PSFs Ana Néri e São Mateus ficam abertos até às 19 horas.
Levar CPF e cartão de vacinas; para quem não tiver cartão, o documento é confeccionado na hora.