“Ao identificar alguma situação anormal, imediatamente nossa equipe verifica o prontuário médico do paciente para saber quais foram os procedimentos e o que aconteceu para sanar quaisquer questões, podendo ser dúvidas, sugestões ou reclamações”, explica. “Nossa intenção é solucionar o mais rápido possível, no máximo em 24 horas”, salienta. “Ontem tivemos cinco situações e todas elas conseguimos solucionar na hora; o que foi gratificante para nós e também para os pacientes porque nesse momento ninguém procura a UPA ou o Hospital de Campanha se não estiver bem”, pontua. Nesse caso não há um número específico para o paciente ligar, é a própria equipe da Compdec quem entra em contato, acentua o responsável.

Fábio salienta que ao sentir os primeiros sintomas da doença é essencial procurar atendimento. “Somente a avaliação médica e o exame irão determinar se o paciente está com Covid e qual o melhor tratamento, por isso a importância de procurar atendimento aos primeiros sinais”, frisa.

No município, o atendimento para pacientes com sintomas da Covid-19 é realizado no Hospital de Campanha, na UPA e nos PSF’s do Jardim Carolina ou São Mateus. “O Hospital de Campanha e a UPA atendem 24 horas e os PSF’s atendem das 7 às 13 horas especificamente para casos suspeitos de Covid-19”, ressalta.

Fábio destaca que de acordo com dados divulgados pelo boletim diário 115⁰, de ontem, 14 de julho, o município contabilizava 1505 casos confirmados, dos quais 524 curados e 950 ativos com 49 pessoas internadas; destas 17 estão em UTI e 32 em leitos de enfermaria. O boletim também apontava 810 casos suspeitos, aguardando o resultado dos exames e 1.383 descartados. Ontem, 1.960 pacientes com sintomas recebiam acompanhamento dos profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento. Sorriso conta com dois leitos públicos de UTI para casos de Covid-19 e, ambos estavam ocupados. “Desde o início da pandemia até hoje, infelizmente também contabilizamos 33 mortes, por isso pedimos à população que redobre e respeite as medidas de prevenção e segurança”, alerta o coordenador da Compdec.

Denúncias

O coordenador lembra ainda que a Defesa Civil também vem atuando tanto nas denúncias de fiscalização de aglomerações, bem como nas ações educativas em relação ao tema desde o início da pandemia. “Lembramos que as denúncias podem ser feitas pelo 150 que funciona 24 horas; automaticamente elas são repassadas para as equipes responsáveis que seguem para verificação e a Defesa Civil vem acompanhando essas ações”, diz.