“Depois de percorrer todos os municípios inclusos no programa a gente decidiu visitar Sorriso. Saímos daqui muito impressionados com o que vimos e com o que ouvimos dos pequenos produtores rurais. As experiências vivenciadas com a piscicultura, hortifruti, bacia leiteira, com o Abatedouro Municipal de Aves, entre outras igualmente exitosas, podem ser estendidas para outras regiões do estado”, afirmou Janice, durante uma reunião com o gestor do Município Ari Lafin, nesta sexta-feira (29).

De acordo com ela, as visitas são “para levantamento de informações, captação e avaliação de sugestões de projetos envolvendo renda, saneamento, infraestrutura e educação, com interface na agropecuária, junto às prefeituras e à sociedade organizada”.

A previsão é de que os projetos sejam iniciados me 2024. O BID Pantanal também deverá ser oferecido no Mato Grosso do Sul. Além do Centro-Oeste do país, o BID também deverá financiar projetos no Norte e no Nordeste.

Responsável pela Unidade Técnica Regional da Agricultura (UTRA), em Sorriso, o auditor fiscal do MAPA, Omar Roberto da Silvam, antecipou que o Governo Federal deve atuar conjuntamente para potencializar as ações efetivadas pelo Município.

“Estamos trabalhando para tornar acessível o compartilhamento dessas informações. Se a metodologia está dando certo em Sorriso, acreditamos que não será diferente nas demais cidades de Mato Grosso”, contextualiza.

Entre as propostas trazidas pelo auditor, está a realização de um evento nacional para tratar das questões relacionadas a aviação agrícola, além dos serviços ofertados pelo órgão federal.

“Temos que usar a tecnologia a nosso favor e desconstruir essa ideia de que a agricultura e a preservação ambiental são áreas antagônicas. Em Sorriso, o agronegócio é parceiro da Administração Municipal em ações de conscientização ambiental e de valorização do pequeno produtor”, assinala.

“A agricultura familiar exerce um papel relevante na economia local. Portanto, promover o desenvolvimento da cadeia produtiva dessas áreas é um interesse de todos. Como gestor, fico muito feliz em ver que as ações desenvolvidas pela Administração Municipal ultrapassaram fronteiras e hoje são fonte de inspiração para o restante do país”, ressalta Ari Lafin.

Para identificarem as propriedades rurais atendidas pelos programas, os técnicos do MAPA contaram com apoio das equipes da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa).

Também participaram da reunião, o gestor e o secretário-adjunto da pasta, respectivamente, Marlon Zanella e Enivaldo Golmini.