A avaliação levou em conta as ações promovidas no intervalo de tempo de abril a julho deste ano e também a pesquisa feita pela equipe da Biblioteca Monteiro Lobato junto à comunidade. Entre as atividades desenvolvidas, está a oficina de desenho para iniciantes, ministrada pela artista plástica Taís de Jesus e as comemorações referentes ao Dia Nacional do Livro Infantil, que também é o aniversário de Monteiro Lobato, com contação de histórias, interação da comunidade com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, apresentações artísticas e uma palestra do escritor Robson Rocha.  As ações também foram promovidas na no Centro de Artes e Esportes Unificados Sorriso Mestiço | Dorival Brandão (Praça CEU).

Além de fomentar especificamente a leitura, a proposta da Monteiro Lobato também extrapola os limites das palavras em uma folha de papel e convida os sorrisenses a embarcarem na grande viagem que a literatura permite. Para tanto, também foi ministrada, ainda em abril, uma oficina para ensinar a fazer os fantoches da turma do Sítio do Picapau Amarelo, usando materiais recicláveis e permitindo, além do estímulo à leitura entre as crianças, a adoção de práticas de educação ambiental.

Dando início ao período de férias, no dia 20 de julho, durante o I AcampaParque, no Parque Ecológico Claudino Francio, a equipe da Biblioteca promoveu contação de histórias com a temática indígena, com a participação de Xavie Lexama, indígena colombiano da etnia Chaimá/Xamã. No local, também foi instalada uma BibliOca (uma biblioteca dentro de uma reprodução de uma típica habitação indígena) e foi encenada, pelo grupo teatral “Filhos de Lobato”, a pesca indígena.  O grupo teatral é formado por integrantes do Comitê Jovem do Conecta Biblioteca, composto por jovens que têm um papel fundamental na execução de todas estas propostas.

Ainda no mês de julho a Monteiro Lobato foi a sede de mais uma edição do projeto “Férias na Biblioteca”, em que mais de mil pessoas (a grande maioria crianças) participaram de atividades lúdicas, brincadeiras e outras atividades recreativas na Biblioteca.

“Por meio desta programação, foi possível fortalecer a conexão entre a comunidade sorrisense e a Biblioteca, acolhendo, incluindo, dando voz e aproximando de maneira harmoniosa os mais diferentes públicos”, comenta a coordenadora de Fomento à Leitura da Biblioteca Monteiro Lobato, Leda Maria Ferraz, reforçando que o reconhecimento destas iniciativas traz um estímulo ainda maior para a continuidade e a expansão destas atividades no município.