Organizada pelo terceiro setor, com apoio da Administração Municipal de Sorriso e patrocínio da Eletromóveis Martinello, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, a Biblioteca conta com um acervo de 500 títulos paradidáticos que podem ser lidos no local e também estão disponíveis para empréstimos.
A estrutura é composta por três contêineres com revestimento térmico e acústico, totalmente climatizados e adaptados para abrigar a estrutura de uma biblioteca, com estantes, computadores, cadeiras, mesas de leitura e outros móveis e equipamentos como telão, projetor e equipamentos de sonorização, o que possibilitou também a instalação de uma sala de cinema e um espaço de múltiplo uso. O custo global da estrutura, com contêineres, mobiliário, equipamentos e acervo, foi de R$ 520 mil.
A Prefeitura de Sorriso entrou com a infraestrutura para instalação dos contêineres e será responsável por fazer a manutenção da estrutura, bem como a disponibilização da equipe de servidores que promoverá atividades culturais para toda a família nos fins de semana.
Presente na inauguração, o prefeito Ari Lafin, destacou a importância da instalação da Biblioteca. “Esse espaço se tornará um palco da cultura sorrisense e da cultura mundial”, disse. “Tenho certeza de que esse projeto amplia as possibilidades de desenvolvimento de toda a Região Leste; nos alegra comemorar os 34 anos de Sorriso com tantas ações na educação. Também queremos agradecer a iniciativa do terceiro setor, a preocupação e a sensibilidade da Eletromóveis Martinello em investir na educação sorrisense e a parceria da ONG Ação Cultural”, salienta. “Eu, o Gerson (vice-prefeito) e a Lúcia (secretária de Educação e Cultura) só temos a agradecer e dizer que é dessa forma que se constrói uma grande nação”, complementa.
Viviene Lozi, diretora da Ação Cultural, destaca que a comunidade irá receber apoio com vários equipes culturais que incluem a leitura e também em projeções, como filmes. Viviene faz questão de ressaltar que todo o consumo de energia do espaço será por meio de painéis solares, gerando economia, integrando o projeto cultural à questões sociais e ambientais e despertando aos futuros frequentadores a preocupação ambiental também. "Cultura é integração e aqui buscamos integrar o maior número de pessoas possível com boas ideias", diz.
O gerente de marketing do Grupo Martinello, César Cappellari, pontua que desde a fundação a empresa vem apoiando as comunidades em seus aspectos educacionais. “A Eletromóveis Martinello tem participado de vários projetos e dentre eles agora estamos investindo em Sorriso em cultura e leitura, fortalecendo a cultura e demais atividades sociais”, frisa.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, a Biblioteca Container mudará os contornos culturais da região Leste, principalmente das escolas localizadas no espaço. “É um rico equipamento cultural que será utilizado por toda a comunidade do entorno e principalmente pelas escolas no retorno às aulas, abrindo o campo de experiências das crianças, dos professores e dos pais”, diz ao citar as escolas Valter Leite, São Domingos, Vila Bela, Francisco Donizete, Papa João Paulo II e os Cemeis Sonho Encantado, São Domingos, Flor do Amanhã e Aquarela do Saber, localizados na Região Leste. “Como toda Biblioteca, esse espaço é mais um vasto campo de conhecimento novo a ser explorado”, completa.
Lúcia também agradeceu ao Ministério do Turismo, à Secretaria Especial de Cultura, à empresa responsável por disponibilizar os contêineres e equipamentos e à ONG Ação Cultural. “A Viviene da Ação Cultural intermediou esse processo todo e juntos estamos pensando em novos projetos culturais para Sorriso; com certeza ainda teremos outras novidades maravilhosas como essa Biblioteca futuramente”, finaliza a secretária.