O prefeito Ari Lafin presidiu a segunda reunião com profissionais e representantes das entidades civis organizadas de Sorriso, que compõem o Gabinete de Gestão da Saúde Municipal (GGSM) para debater a saúde pública no município. A reunião foi realizada na manhã de terça-feira (16) no Paço Municipal.

Nesta segunda reunião estiveram presentes as entidades que compõem o GGSM, que são, o Poder Judiciário, Legislativo, Defensoria Pública, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Geral do Município, Conselho Regional de Medicina (CRM), Associação dos Médicos de Sorriso, representantes das secretarias de Governo e Segurança Pública, Saúde e Saneamento, Fazenda, Administração; do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar. O GGSM será norteado pelo princípio de ações integradas, da interdisciplinaridade dos agentes públicos e demais órgãos e associações, visando à definição coletiva das prioridades e dos planos de ação.

Entre os assuntos tratados estão Consórcio de Saúde Teles Pires, onde a Secretária Executiva Solimara Moura,  demonstrou o que é e como funciona o consórcio, “ o consórcio  traz inúmeros benefícios aos municípios, especialmente na economia na aquisição de medicamentos e procedimentos  hospitalares, como cirurgias. Um exemplo dessa economia podemos citar a licitação de medicamentos, onde  tivemos economia de cerca de 50% na aquisição em consórcio. isso é prova concreta desse benefício da união de todos," explicou Solimara. Ela também esclareceu que o Consórcio nunca administrou o Hospital Regional de Sorriso, “há uma proposta do Governo do Estado para repassar ao consórcio a administração dos HRS, porém até hoje não se concretizou e não há um prazo definido para efetivação dessa proposta” contou ela.

O juiz Jacob Sauer, que é representante do Poder Judiciário, avalia de forma positiva a criação do órgão. “Este Gabinete tem a finalidade de promover o diálogo entre os órgãos e as instituições envolvidas na viabilização do direito constitucional a saúde. Nós não temos a pretensão de resolver todos os problemas, temos a humildade de reconhecer que nenhuma instituição sozinha é capaz de resolver, mas acreditamos que a união dos esforços pode nos trazer melhorias”, destaca o magistrado, reforçando que a ideia é atacar problemas pontuais na área da saúde e tomar decisões conjuntas por meio do diálogo e da troca de informações entre as instituições, com soluções a partir da base, daqui do município, sem ter de esperar soluções de Brasília ou de Cuiabá, ressalvando que elas são importantes, mas é preciso agore é o que estamos fazendo através do GGSM”

.

O prefeito Ari Lafin é o presidente do GGSM e o Secretário de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa, Secretário Executivos do GGS. Lafin falou dos avanços que o município conquistou na saúde e agradeceu o apoio de todos.

“Não temos dúvidas de como estamos avançando , temos o Programa Remédio em Casa, que vai iniciar a segunda etapa nos próximos dias, o atendimento noturno no PSF Integração na  Zona Leste, que começa nos próximos dias. O acréscimo de mais 2 médicos na UPA,passando de 9 para 11 médicos,mais uma médica já esta atendendo o Unidade de Saúde do Rota do Sol. Temos a implantação da Acupuntura e a Escleroterapia (tratamento. de varizes com espuma) na rede pública municipal  e foram repostos todos os médicos nos postos de saúde, por isso quero agradecer o apoio de todos e juntos vamos rompendo e fazendo a cada dia um município melhor,” afirmou o prefeito.

A próxima reunião do GGSM será na terça-feira (30) às 9 horas, na sala de reuniões do Paço Municipal.