Quando o verão chega, ficamos tão animados que esquecemos que esta é a época na qual mais se registra casos de câncer de pele, o câncer mais comum entre os brasileiros.
O dezembro laranja conscientiza sobre os sintomas e as formas de se manter protegido da doença.
A partir do dia 25, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Sorriso voltam a atender a comunidade com a disponibilização de orientações sobre benefícios sociais, inscrição ou atualização no Cadastro Único para participação nos programas sociais do Governo Federal; e atendimentos com disponibilização de benefícios eventuais para famílias e indivíduos em situação de riscos e vulnerabilidades temporárias, como o auxílio natalidade, auxílio funeral, documentação civil e alimentação.
Vale lembrar que estes serviços não foram interrompidos no município no período de férias coletivas da Prefeitura, mas ficaram concentrados na sede da Secretaria de Assistência Social (Semas) do município, que funciona com atendimento ao público das 7h às 12h, de segunda à sexta-feira. As equipes dos CRAS retornam ainda esta semana, mas somente com expediente interno.
Em 2020, somando as atividades dos três CRAS do município (São José, São Domingos e Praça CEU), e também da “equipe volante”, que atende na Semas e, eventualmente nos distritos e alguma área que não seja abrangida pelos CRAS, foram disponibilizados 21.716 atendimentos particularizados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Se a este número forem acrescentados os benefícios disponibilizados pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), o total chega a 25.981 atendimentos.
Além destes atendimentos eventuais, os CRAS também atuam na promoção do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e também do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Estas atividades, que são promovidas com grupos, serão retomadas a partir do dia 8 de fevereiro. “Adequamos nossa forma de trabalho para que continuem sendo adotadas todas as ações necessárias para prevenir a Covid-19, por isso, todas as unidades contam com álcool gel, para os atendimentos é indispensável o uso de máscara, e segue mantido o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas”, observa a titular da Semas, Jucélia Ferro, acrescentando que a situação da Covid-19 está sendo criteriosamente acompanhada, e, talvez, seja necessário postergar esta retomada.
Outra unidade que não fechou no período de férias coletivas foi o CREAS, que atua no atendimento a indivíduos e famílias vítimas de violência sexual, física, psicológica, abandono, negligência, abuso e maus tratos; adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida - LA e Prestação de Serviço à Comunidade - PSC), abordagem social de pessoas em situação de rua.
“A partir do dia 25, todas as nossas unidades estarão de portas abertas a todos os cidadãos que precisarem da Assistência Social e aproveito para lembrar à toda comunidade a importância de não dar esmolas às pessoas em situação de rua, encaminhando para atendimento pelo CREAS, de forma que possamos dar uma nova oportunidade para que estas pessoas voltem a ser protagonistas de suas vidas, recebendo apoio, reforçando os vínculos familiares e sendo encaminhadas para o mercado de trabalho, resolvendo assim, esta situação, de forma definitiva”, reforça Jucélia.
Anote aí:
Para entrar em contato com a Semas, a população pode se dirigir à Avenida Tancredo Neves, na esquina com a Avenida Porto Alegre, bem em frente à Praça Antenor Balbinot. O telefone é o 3544 8800.
Já o CRAS São Domingos fica na Rua Santa Luzia, no Bairro São Domingos e o telefone é o 3544 8974.
Para buscar atendimento no CRAS Praça CEU, o endereço é Avenida Passo Fundo, sem número, Novos Campos. O telefone é o 3545 1393.
O Cras São José funciona na Rua São Nicolau, sem número, no Bairro São José. O telefone é o 3544 7744.
Já o CREAS funciona na Rua Otávio Souza Cruz, no Centro, próximo à OAB. Os telefones são o 3544-9683 e o 3545-1577. Tanto os CRAS quanto o CREAS funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).