Com o carisma e a simplicidade típica dos goianos, o jogador Dante Guimarães Santos do Amaral, o “Dante do Vôlei”, conversou, na manhã de hoje (14), com o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Acompanhado pela namorada, a sorrisense Valquíria Ferrarin, Dante falou sobre a carreira e sobre o futuro, que inclui colocar Sorriso como endereço residencial. No entanto, ainda nesta ano, Dante, que é natural de Itumbiara (GO), joga pelo time de Taubaté (SP).

Além da paixão pelo esporte, Dante também gosta de política e pretende contribuir com o município na promoção de ações que estimulem para o fortalecimento do esporte em Sorriso. “Sorriso já está consolidada no agronegócio e tem toda a capacidade de também ser referência no esporte”, comentou o atleta, que iniciou a carreira esportiva na natação, mas foi no voleibol que se firmou, tendo o pai como primeiro treinador.

O prefeito Ari Lafin também compartilha com o atleta o amor pelo esporte, em especial o voleibol. Uma lesão no ombro tirou Ari das quadras, mas a disciplina do voleibol segue com o prefeito até hoje. “O atleta tem de ser preciso em cada jogada e manter o equilíbrio emocional, pois a questão disciplinar é muito rígida”, lembrou.

O secretário Júnior Brandão destacou junto ao atleta a organização do esporte em Sorriso, que conta com um Fundo Municipal de Incentivo, um conselho e vários atletas organizados em associações. Entre os projetos da pasta está o fomento de projetos ligados à Lei 11.438/2006, a Lei de Incentivo ao Esporte. “Muitos empresários já se dispuseram a colaborar, mas encontram dificuldades de viabilizar o processo no Ministério dos Esportes”, comentou.

Diante desta afirmativa, Dante se dispôs a colaborar para articular o diálogo no Ministério, visto que, no ano passado, foi convidado a compor o staff do Ministério como secretário de Esportes de Alto Rendimento, mas declinou do convite.  Na oportunidade, prefeito e secretário também discutiram com o atleta a intenção de instalar em Sorriso um Complexo Olímpico, com ginásio, piscina e estádio, na região do Estádio Municipal Egídio José Preima.

“A infraestrutura é indispensável para a obtenção de bons resultados no esporte”, destacou Dante, acrescentando ainda que muitas vezes a estrutura oferecida por treinar para uma equipe pesa mais que o salário ofertado, visto que, quando se treina em boas condições, é potencializado o rendimento do atleta e reduzido o risco de lesões.