Estabelecer um contato direto entre a Secretaria de Assistência Social e os idosos, apresentar o funcionamento da estrutura, tirar dúvidas e promover um momento de integração entre todos os vovôs e vovós que frequentam o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI). Foram estes os objetivos da reunião promovida na tarde de sexta-feira (24), que reuniu idosos, a secretária de Assistência Social do município, Jucélia Ferro; o assessor adjunto Adreano Rigotti, o advogado Cézar Lucena, a coordenadora de Serviços de Proteção Social Básica e Especial, Maristela Zanatta; e a coordenadora da unidade, Silvana Milan.

Foram abordadas questões como a linha do ônibus que faz o transporte dos idosos até o local, e também sobre alterações na unidade, como vistas à otimização dos recursos e também a implantação de hábitos que promovam mais saúde para os idosos. Uma delas, por exemplo, é disponibilização de garrafinhas individuais no lugar dos copos plásticos descartáveis. Só para se ter uma ideia, somente no mês de março foram utilizados cerca de 10 mil copos descartáveis no local, com uma média de utilização de 600 copos por dia de atividade.  “Com a garrafinha sempre perto na hora da atividade física, certamente o consumo de água é bem maior, o que garante uma hidratação mais intensa”, comenta Jucélia, lembrando ainda que o hábito diminui a produção excessiva de lixo, representando um ganho para o meio ambiente, além da redução de custos. “Acreditamos que esta medida será aceita com muita facilidade, pois a cultura do não-desperdício e da reutilização dos materiais está presente neste público, formado por pessoas que, em sua infância e juventude, conviveram com a prática da reutilização dos materiais”, destaca.

A assistente social Maristela Zanatta aproveitou a oportunidade para lembrar aos cerca de 250 participantes presentes à reunião que o orçamento utilizado para a manutenção das atividades do CCTI é totalmente custeado pela Administração Municipal, sem contrapartida de outras esferas governamentais ou mesmo dos idosos. Ainda segundo ela, em outros municípios existem as “associações”, em que cada idoso paga uma taxa para poder participar das atividades. Por isso, utilizar os recursos da melhor forma possível garante que todos possam desfrutar das atividades ofertadas e ainda poder contar com mais atividades recreativas.

Segundo a coordenadora do CCTI, Silvana Milan, estão com o cadastro ativo atualmente  cerca  700 idosos. Na unidade são ofertadas atividades físicas como musculação e hidroginástica , com orientação profissional, sempre com foco na promoção da saúde dos praticantes. Há ainda atividades de artesanato, lazer e jogos, além, é claro, das matinês dançantes e dos tradicionais bailes mensais.

Para garantir o efetivo direito dos idosos poderem desfrutar das vagas preferenciais para estacionamento, será promovida, em parceria com o Serviço Municipal de Gerenciamento do Trânsito (SMGT) de Sorriso, uma campanha orientativa para informar os procedimentos para obtenção da credencial que permite a utilização destas vagas em Sorriso e também em todos os demais municípios do Brasil.

Representantes do Conselho Municipal do Idoso, que foi reativado neste ano, também participaram do encontro, assim como o vereador Bruno Delgado, que é servidor público municipal e até o ano passado integrou a coordenação do CCTI.