O período mais doce do ano também pode representar um momento para garantir uma renda extra para família. Para 75 mulheres, o período que antecede o Domingo de Páscoa, em que a tradição é de presentear, principalmente as crianças, com ovos de chocolate e bombons, está sendo de aprendizado. É que, desde o dia 13, estão sendo promovidas oficinas de Chocolate para a Páscoa por meio do Programa de Geração de Trabalho e Renda, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Domingos recebeu a primeira turma do dia 13 ao dia 17. Já de segunda (20) até sexta (24), as aulas estão sendo ministradas no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI). Na próxima semana, do dia 27 ao dia 31,  no pavilhão da Comunidade da Igreja Católica do distrito de Primavera, outras 15 mulheres participam da capacitação.

Em abril, do dia 3 ao dia 7, as aulas serão ministradas no salão da Igreja Católica do Jardim Carolina. Na sequência, é o Centro de Eventos Ari José Riedi, do bairro Rota do Sol, que recebe a oficina, do dia 10 ao dia 13. As aulas são sempre ministradas no período da tarde.

A coordenadora do Programa, Elisa Abrahão, explica que as alunas são de baixa renda, recebem o Bolsa Família e estão desempregadas. “A intenção é que o curso ajude estas famílias a melhorar as condições de vida de todos os integrantes, já que as mulheres podem fazer os produtos em casa mesmo ou até conseguir uma colocação no mercado de trabalho”, comenta, lembrando que os ovos de chocolate e os bombons produzidos nas oficinas serão entregues para as crianças atendidas nos CRAS de Sorriso.

Para a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, buscar alternativas para que famílias saiam da condição de vulnerabilidade social é um desafio constante na pasta. “Permitir que essas famílias sejam protagonistas de uma mudança positiva nas condições de vida é muito gratificante, por isso o empenho em buscar ferramentas para que, ao mesmo tempo em que recebem auxílio para a manutenção de condições básicas de sobrevivência, possam desenvolver potencialidades que as permitam garantir uma vida melhor ”, destaca.