Aconteceu nos dias 20 e 22 o curso Cultivo de Espécies Florestais (viveiro), no assentamento Jonas Pinheiro. Ao todo, 18 pessoas da comunidade e 10 alunos do 5º e 6º ano da Escola Municipal Professora Matilde Luiza Zanatta Gomes, participaram do curso que foi realizado pela equipe da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop.

O curso foi dividido em dois momentos, no primeiro dia a analista Socioambiental Adriana Nohr e o Engenheiro Florestal Felipe Borges, trabalharam a teoria, com a troca de experiências entre os participantes. No segundo momento os cursistas foram ao sitio Arvore Só, propriedade do professor Atílio Oliveira, diretor da escola Rural do Assentamento, onde aprenderam técnicas para a enxertia direta do limão cravo e também a estaquia da jabuticaba, além do cuidado com o manuseio de sementes para uma boa produção de mudas.

Segundo o professor Atílio, o curso foi um sucesso e contou com uma grande participação das mulheres. “A comunidade deseja mais cursos iguais a este, que tem como principal objetivo a sensibilização dos moradores em relação ao cultivo de espécies locais”.

Ivanete Ferro, coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) acompanhou o curso. “A propagação das espécies nativas é indispensavel para a manutenção das áreas de floresta nativa, garantindo a perpetuação das populações florestais”, afirma a coordenadora.