De forma integrada e colaborativa, as forças de segurança de Sorriso vão concentrar esforços para garantir que o recesso de Carnaval transcorra de forma tranquila no município. Mesmo sem a realização do Carnaval Popular pela Administração Municipal por questões orçamentárias, no período carnavalesco muitas pessoas aproveitam para fazer festas e ingerir bebidas alcoólicas.

E aí vem a orientação para que, em hipótese alguma, a pessoa que for conduzir um veículo ou motocicleta faça ingestão de bebida alcoólica. Para fiscalizar esta situação e evitar a circulação de motoristas que possam colocar vidas em risco, serão feitas abordagens em todo o município (perímetro urbano e estradas vicinais) com a utilização de etilômetro.

Para a viabilização desta iniciativa, a 6.ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Sorriso cedeu ao 12.º Batalhão da Polícia Militar o equipamento e também 600 bocais. No entanto, há mais no estoque da delegacia, se houver necessidade, explica o inspetor Leonardo Ramos, que lembra que dirigir alcoolizado pode trazer punições na esfera criminal e administrativa. A multa é de R$ 2.934,70 e o  motorista pode ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses. “Além disso, de acordo com o Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor flagrado dirigindo embriagado pode ser autuado e preso por um período que varia de seis meses a três anos”, complementa.

O comandante do 12.º Batalhão da PM no município, Major Jorge Almeida, detalha que além do reforço de equipamentos por meio da parceria com a PRF, Sorriso também contará com a disponibilização de uma equipe da Força Tática, que virá de Sinop, além da atuação dos policiais do Grupo de Apoio e também do Grupo CAR. “ A intenção é inibir a ocorrência de crimes neste período, principalmente no caso dos motoristas que dirigem alcoolizadas e podem colocar em risco não apenas a própria vida, como também a vida de outras pessoas”, destaca.

Para o prefeito Ari Lafin, esta ação reflete a preocupação de todos os integrantes do Grupo de Gestão Integrada do município (GGI – M) em garantir mais segurança para Sorriso. “Por meio desta articulação entre as forças policiais, Corpo de Bombeiros, Judiciário e Ministério Público, podemos planejar ações alinhadas, com efeitos diretos na segurança e na melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade”, afirma, lembrando que a intenção é prevenir e não punir, justamente por isso toda a população está sendo alertada para que não tente burlar a lei.