Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Os pacientes Centro de Atenção Psicossocial Nova Vida|Maria Zélia da Silva Cosmos (Caps) de Sorriso, passarão por uma sessão conjunta e bem diferente na sexta-feira, dia 28 de julho. Nada de falar em acompanhamento. O foco é outro: muita comida, alegria e danças, tudo ao ritmo de São João. É que na data servidores, pacientes e familiares, realizam o “Arraiá do CAPS”.
Conforme o coordenador de Atenção Secundária em Saúde de Sorriso, Matheus Leandro Freiria, hoje o CAPS conta com mais de 500 pacientes ativos em tratamento. “Para o arraiá todos os nossos pacientes e familiares estão convidados; a alegria é terapêutica e vamos celebrar juntos e viver bons momentos no Arraiá do CAPS”, frisa.
Matheus ressalta que a festa inicia às 14h30. “Quem costuma vir para o atendimento de ônibus pode esperar no ponto a partir das 13 horas que haverá transporte; só não vale perder a festa”, completa.
E como sempre, vale dar aquele recadinho também: caso precise de ajuda emocional você pode e deve procurar atendimento no Centro; não é necessário encaminhamento. Basta comparecer à unidade com os documentos pessoais e o cartão SUS. O Caps atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, na Rua Adolino Bedin, no Jardim América.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).