Na quinta e na sexta-feira (6 e 7), a Praça da Juventude recebe mais uma edição da Feira do Mel. Promovida pela Associação dos Apicultores de Sorriso, a Apis Sorriso, a feira disponibilizará, nos períodos diurno e noturno, o mel produzido no município, bem como seus derivados, como os favos, o própolis e o pólen, além de bolos e bolachas.

Segundo Lidenor Bacca, da Apis Sorriso, a safra de mel deste ano deve superar as 12 toneladas no município. “Devemos ter colheita até outubro, de um mel de altíssima qualidade, visto que este ano tivemos uma florada muito boa”, destaca o produtor, informando que atualmente 10 produtores integram a Associação e destes, seis beneficiam o mel na Casa de Extração do Mel, localizada a 9 km da sede do município, na Fazenda Santa Luzia. No local, que contou com apoio da Administração Municipal de Sorriso para sua instalação e operação, os produtores podem beneficiar o produto e embalar para a venda nos supermercados e lojas especializadas do município.

Na tarde de ontem (4), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin; o vice, Gerson Bicego; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sardi Trevisol; e o vereador Dirceu Zanata, conferiram o processo de beneficiamento do mel, na Casa de Extração. Na oportunidade, o gestor ressaltou o apoio da Administração a esta atividade extrativista, que pode ser desenvolvida junto com outras culturas. “Sem dúvida, é uma atividade que agrega renda ao homem do campo, além de permitir que a população tenha acesso a este produto importante na alimentação, com uma série de benefícios diretos à saúde”, destaca o prefeito.

Para tanto, por meio do Programa Vitamel, capitaneado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), a atividade vem sendo estimulada no município, tanto entre chacareiros quanto entre os pequenos produtores do Assentamento Jonas Pinheiro e do Projeto Casulo.