A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Editora Positivo, vem trabalhando a formação continuada para os profissionais da educação das escolas municipais, através de palestras e oficinas.

Ao falar sobre Direito Educacional, Ângela Christianne Lunedo de Mendonça, pedagoga que se viu no dever de cursar Direito para compreender a relação entre os dois segmentos da educação, disse que a matéria de Direito Educacional não existe na grade curricular dos cursos de Direito no Brasil.

A palestra aconteceu na sexta-feira (18) no Centro de Eventos Ari José Riedi, para professores e estagiários da rede municipal, estadual e particular. Mais de oitocentos profissionais da educação compareceram à palestra.

A pedagoga conduziu os professores ao raciocínio jurídico do que pode ou não ser praticado em sala de aula – tanto por parte dos profissionais da educação quanto dos alunos. “Vivemos a era do Direito, sob a égide das acusações. Não raro presenciamos ameaças de abertura de processo contra os profissionais da educação”, comentou, frisando que se a escola perder a sua missão de ensinar perde seu sentido.

Segundo a Secretária de Educação e Cultura de Sorriso – SEMEC, Lucia KorbesDrechesler, a Administração Municipal não mede esforços para trazer ao município pessoas renomadas para dar palestras e cursos aos professores. “Investir na formação do professor é investir na qualidade da educação de todos os alunos do município. Quando temos um professor qualificado, o resultado é perceptível a quem mais nos interessa, que são os alunos”, frisou.

O vice-Prefeito de Sorriso, Professor Gerson Bicego, disse que se sente imensamente grato em poder contribuir para o crescimento educacional de todos os munícipes, uma vez que estiveram presentes à palestra professores das três redes de ensino do município.

Ângela Mendonça é uma das palestrantes mais requisitadas do País. Atualmente é assessora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança adolescente e educação no Ministério Público do Paraná – CAOPCAE.

Em sua palestra citou inúmeras fontes de proteção jurídica, a exemplo da Constituição Federal/88, do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.