Os alunos Bianca Laebel Machado, e João Pedro Macieiski Nicolak, ambos do 5º ano, do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB), juntamente com os professores Janaína Alves de Queiroz e Elder Soares da Silva, viajam nesta sexta-feira (06), para disputar a Mostra Nacional de Robótica (MNR), realizada dentro do “Robótica 2023’, o maior evento de Robótica da América Latina. A programação acontece de 08 a 12 de outubro, no Centro de Convenções, em Salvador (BA).
“Estamos felizes e orgulhosos pela conquista dos nossos alunos que conseguiram ser selecionados nessa grande competição que promove e incentiva essa nova geração a desenvolver pesquisas científicas”, destaca a diretora do CMEB Marizane Brunetto.
A equipe sorrisense entra na competição com o projeto: programando com o Software Scratch - Meu primeiro livro, um exemplar impresso e digital, escrito totalmente com a programação.
“Iniciamos esse projeto no início do ano através de um trabalho interdisciplinar, e o resultado da nossa primeira obra de programação foi apresentado e julgado através da MNR que proporciona a descoberta de grandes pesquisadores da área tecnológica, da ciência, da engenharia, entre outras. Essa troca de experiências é fundamental para aprimorar as ideias para o surgimento de projetos futuros”, disse a professora Janaína Alves de Queiroz.
A MNR busca estimular o estudo e a pesquisa na área da Robótica, voltada para alunos do ensino fundamental, médio, técnico e alunos de Graduação, pós-graduação ou pesquisadores da área. Os trabalhos apresentados durante a programação passaram anteriormente por uma seleção de projetos desenvolvidos durante o ano letivo e cadastrados no Sistema Olimpo em forma de artigo.
"A trajetória de nossos alunos até a Mostra Nacional de Robótica é uma prova tangível do que a determinação, o aprendizado e a orientação adequada podem alcançar. Em Sorriso, sempre nos esforçamos para cultivar o gosto pela inovação e a paixão pela descoberta. Ver nossos estudantes elevando o nome de nossa cidade em um evento tão prestigiado nos enche de esperança e entusiasmo pelo futuro da educação tecnológica", ressaltou a Secretária de Educação, Lúcia Drechsler.
Os trabalhos apresentados para o público e para avaliadores da Mostra concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior CNPQ/MNR, como forma de incentivo e continuação do trabalho desenvolvido.