A MNR busca estimular o estudo e a pesquisa na área da Robótica, voltada para alunos do ensino fundamental, médio, técnico e alunos de Graduação, pós-graduação ou pesquisadores da área. Os trabalhos apresentados durante a programação passaram anteriormente por uma seleção de projetos desenvolvidos durante o ano letivo e cadastrados no Sistema Olimpo em forma de artigo.

"A trajetória de nossos alunos até a Mostra Nacional de Robótica é uma prova tangível do que a determinação, o aprendizado e a orientação adequada podem alcançar. Em Sorriso, sempre nos esforçamos para cultivar o gosto pela inovação e a paixão pela descoberta. Ver nossos estudantes elevando o nome de nossa cidade em um evento tão prestigiado nos enche de esperança e entusiasmo pelo futuro da educação tecnológica", ressaltou a Secretária de Educação, Lúcia Drechsler.

Os trabalhos apresentados para o público e para avaliadores da Mostra concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior CNPQ/MNR, como forma de incentivo e continuação do trabalho desenvolvido.