Vinte e quatro horas no limite. Foi dessa forma o fim de semana dos Bombeiros do Futuro. As 100 crianças que integram o projeto social participaram do acampamento e aprenderam técnicas para construir o próprio abrigo, filtrar água e ascender uma fogueira. Mas o “rala” instrutivo foi além disso: as crianças e adolescentes também receberam noções de orientação diurna com o uso de bússola e realizaram provas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT).

Conforme o responsável por esta edição do projeto, sargento Dantas, “os alunos receberam noções básicas de sobrevivência em um ambiente hostil, na selva”. O sargento destaca que o acampamento buscou trabalhar todo treinamento recebido pelas crianças desde o dia 30 de março, quando iniciaram as aulas da 14ª edição do projeto.

Para a estudante Emily Siqueira, 13 anos, a instrução foi muito positiva. “Recebemos noções de como limpar o terreno e ascender uma fogueira. O sargento nos explicou que podemos usar folhas secas, “Bombril”... o que estiver ao nosso alcance”, conta. Para Emily, o ponto alto de toda a formação foi a união de todos os integrantes e as instruções de APH “que podem salvar vidas”, diz.

Djenifer Aparecida, 12 anos, destaca que o uso da técnica de localização com bússola foi, para ela, o ponto alto do acampamento. “Foi muito bom aprender a me localizar a partir de qualquer ponto”, ressalta. Já Camili Vitória, 11 anos, pontua que aprender a filtrar água para consumo próprio foi essencial. “Já tinha noção de como fazer a fogueira porque integro o Grupo de Escoteiros, então, filtrar água foi fundamental”, explica.

E para quem deu o treinamento o dia também foi especial. Responsável pela instrução diurna, o soldado Teotônio, destaca o entusiasmo das crianças para a atividade. “Passamos a instrução dos pontos cardeais: Norte, Sul, Leste, Oeste e ensinamos noções de localização. Eles aprenderam muito rápido e colocaram todas as instruções em ação”, disse. Já a soldado Fernanda, responsável pela instrução de APHT, destaca a importância de respeitar os limites das crianças. “Todo o “rala” é feito respeitando o limite da criança”, acrescenta.

Formatura

E depois de todo esse a “rala”, os alunos estão prontos para a formatura. O evento será no dia 15 de julho, às 19 horas, na Escola Municipal Vila Bela (Rua Guaíba, nº 168, Vila Bela).

Lembrando que a 14ª edição do projeto é uma parceria da 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar e da Administração Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social. A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, pontua que nesta edição 100 crianças de 9 até 13 anos são atendidas.