Os alunos que estudam na Escola Municipal Matilde Gomes Zanatta agora contam com mais um recurso para mergulhar no mundo do conhecimento. Foi entregue ontem (28) o Laboratório de Informática Educacional (Lied) da unidade, com 10 computadores e a possibilidade de os alunos poderem se conectar ao mundo pela Internet.

“Com isso, podemos oferecer as mesmas ferramentas de ensino disponíveis escolas da cidade, com a possibilidade de os alunos utilizarem o laboratório também no contraturno escolar”, comenta o diretor da unidade, Atílio Oliveira, lembrando que por estar localizada no Assentamento Jonas Pinheiro, a escola também proporciona aos alunos práticas e vivências ligadas ao campo e ao meio ambiente.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destaca que conectar as unidades digitalmente é necessário para garantir as condições de trabalho para que seja prestado um serviço de qualidade à população. “Estamos, desde 2017, implantando a rede de fibra óptica em toda a rede escolar e nas unidades de saúde, e hoje, aqui na Escola Matilde, estamos entregando mais um laboratório e até o fim do ano queremos que todas as escolas municipais estejam com seus laboratórios revitalizados”.

Para a aluna Kemilli Lucia da Silva Rodrigues, de 10 anos, a entrega do laboratório é motivo de alegria. “A gente fica muito feliz com o laboratório na escola, que vai ajudar muito na hora de fazer pesquisas para os trabalhos escolares”.

Além do laboratório de informática, a escola também passou a contar com uma linha de telefone fixo, o que vai facilitar a comunicação na unidade. A secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler, explica que o município conta com dois programas voltados à inserção de tecnologias nas unidades escolares, o “Revitalização dos Lieds” e o “Educação Conectada”.

Ao mesmo tempo em que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) atua para reestruturar todos os laboratórios até o fim deste ano, por meio de outro programa, o ‘Educação Conectada’ está sendo promovida a capacitação de professores para atuarem como formadores para a área de tecnologias educacionais, permitindo a criação e o compartilhamento de conteúdos e recursos educacionais digitais. “É inegável a atração das crianças e adolescentes pela tecnologia, então, estamos revitalizando nossas estruturas e direcionando a atuação dos profissionais para utilizarem esta ferramenta de maneira produtiva e enriquecedora para o processo educacional”, detalha a secretária.

Os próximos Lieds a serem entregues à comunidade escolar são os das Escolas Municipais Gente Sabida e Rui Barbosa. Já as Escolas Municipais Flor do Amanhã, Ivete Lourdes Arenhardt, Leonel Brizola, Jardim Bela Vista, São Domingos e Geni Forgiarini, já passaram pelo processo de reestruturação de laboratórios de informática. Nestas unidades, os Lieds contam com 15 computadores, visto que o número de alunos é superior ao da Escola Matilde, em que o Lied conta com 10 máquinas.