Como posso fazer minha parte na gestão de resíduos? Essa pergunta está sendo respondida por alunos da rede municipal de Educação que participam das atividades alusivas ao Dia Nacional do Campo Limpo (18 de agosto), que integra o programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).

Em Sorriso, participam das atividades do Dia do Campo Limpo alunos do 4.º e do 5.º ano das  escolas municipais  Flor do Amanhã, Vila Bela, Francisco Donizeti de Lima, Leonel Brizola, Jardim Bela Vista, Aureliano Pereira da Silva, Caravágio, Boa Esperança, Matilde Zanatta Gomes (Assentamento Jonas Pinheiro) e Primavera. Para as turminhas do 4.º ano, a gestão de resíduos está sendo trabalhada por meio de desenhos, com base em um material orientativo distribuído nas escolas.  Já para os alunos do 5.º ano, o trabalho está sendo feito por meio de redações, também com base no material de apoio que foi distribuído.

Na sexta-feira (16), os alunos de seis destas dez unidades poderão ver bem de pertinho como é feito o trabalho de gestão deste tipo de resíduos sólidos no município. No período da manhã, os alunos das escolas Flor do Amanhã, Vila Bela, Francisco Donizeti de Lima e Leonel Brizola participam de atividades na unidade da Associação dos Distribuidores e Representantes de Produto Agroquímico (ADRA). Já no período da tarde, os alunos da escolas Jardim Bela Vista e Aureliano Pereira da Silva, conhecem o funcionamento da unidade do Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários do Estado de Mato Grosso (Cearpa).

Sobre o inpEV

O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) é uma entidade sem fins lucrativos criada por fabricantes de defensivos agrícolas com o objetivo de promover a correta destinação das embalagens vazias de seus produtos.

O inpEV, sediado em São Paulo, foi fundado em dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002 . Sua criação atende às determinações da Lei federal nº 9.974/00, que estabeleceu os princípios para o manejo e a destinação ambientalmente correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas a partir de responsabilidades compartilhadas entre todos os agentes da produção agrícola – agricultores, canais de distribuição e cooperativas, indústria e poder público.