“A maioria dos alunos da Tiradentes faz uso de transporte público para frequentar a escola e alguns cuidados precisam ser observados, principalmente ao descer do veículo; outros são levados pelos pais e também é necessário observar onde e como transitar”, aponta Cordeiro. Também há quem use outros meios como bicicletas, patinetes elétricos, skates motorizados, hoverboards e monociclos elétricos. “E independente da forma utilizada para chegar à escola a segurança no trânsito é fundamental para a mobilidade urbana e para evitar acidentes e lesões”, destaca o GM.

Para isso, alerta Cordeiro, é importante que todos os veículos estejam em bom estado de funcionamento e que os condutores respeitem as normas de trânsito, independente se for um veículo motor, uma bicicleta ou um patinete elétrico.

“E cada um deve contribuir para que o trânsito flua sem transtornos; salientamos com os adolescentes que se eles forem os condutores, como no caso de bicicletas e patinetes elétricos, é necessário observar alguns cuidados como o uso do capacete, a velocidade e, claro, as regras de trânsito”, diz.

Inclusive, dentre as principais recomendações que Cordeiro faz questão de repassar está a necessidade do respeito à sinalização. “Respeitar a sinalização é o princípio de tudo para um trânsito seguro e todo mundo sabe que criança aprende pelo exemplo; é partindo desse princípio que vamos às escolas conversar com os estudantes e também com os pais”, destaca.

O coordenador da GM, Márcio Pires, frisa que a grande quantidade de alunos - são mais de 18 mil somente na rede municipal; implica em vários veículos, motocicletas, bicicletas e pedestres em frente às escolas nos horários de entrada e saída.“E claro que diante de um grande fluxo é necessário ter um pouquinho mais de paciência e cuidado”, pontua. 

Mais palestras 

Os alunos do turno da tarde da Escola Tiradentes também irão receber as informações. Para eles, o encontro terá início às 13h30 desta segunda-feira, dia 31, no Centro de Eventos Ari José Riedi. O tema também será “Segurança no trânsito e uso de veículos de mobilidade”.

Já amanhã, dia 1.º de abril, a formação será ofertada aos servidores do Machado Supermercados, serão seis momentos diferentes: às 08 horas, 09 horas, 10 horas, 15 horas, 16 horas e 17 horas, nas dependências do próprio supermercado com o tema “Ética, segurança e bom senso no trânsito”.

As palestras são um “plus” a mais no trabalho da Guarda que atua diariamente em todos os pontos da cidade no atendimento a acidentes e ações de fiscalização, como no caso de perturbação do sossego.

E quem precisar de apoio da GM pode chamar ou pelo 153 ou pelo 99668-2034 ou pessoalmente na Avenida Imigrantes, n.º 834 no Jardim Guarujá.