Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A alegria de criar, ilustrar uma história, e ver o nome gravado como autor ou autora de um livro. É isso que um grupo de alunos da Escola Jardim Bela Vista vai vivenciar na noite desta quarta-feira (17 de setembro), às 19h, com a noite de autógrafos do projeto Estante Mágica.
Pelo projeto, que já foi realizado junto a 2,5 milhões de alunos do Brasil e de mais outros sete países, em 7 mil escolas e com a participação de 22 mil educadores, as crianças criam um livro em uma plataforma digital.
Depois, com o pagamento de uma taxa, é possível imprimir os exemplares. Quem não quiser, ou não puder, imprimir os livros em papel, pode manter a obra literária somente no modo digital. “O projeto ressalta a importância da construção da escrita, organização das ideias, correção gramatical e a biografia”, explica a coordenadora da escola, Joeusa Cavalcante, complementando que os alunos também aprendem sobre direitos autorais, bem como autografar e se portar em público”.
O projeto foi desenvolvido em sete turmas da Jardim Bela Vista, com alunos dos 3.º e 4.º anos do Ensino Fundamental.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).