Redescobrir o mundo por meio das lentes de uma câmara fotográfica. Essa é a experiência que 20 jovens estudantes entre 11 a 17 anos da Escola Municipal Caravágio irão vivenciar a partir de amanhã (14) até o sábado (17), no turno matutino, na própria comunidade.  Isso porque será desenvolvido na escola o projeto “Retratos da Terra” que busca estimular e desenvolver a expressão dos adolescentes por meio da fotografia.

Para desenvolver o projeto, a fotógrafa e curadora profissional Karina Bacci ministrará um workshop para os estudantes. A discussão irá além da fotografia e versará sobre a realidade local para então definir um tema que resultará em um ensaio fotográfico. Durante os quatro dias, os jovens irão receber noções sobre o manuseio de câmaras digitais, oficina de fotografia e saídas para fotografar.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, ressalta a importância do trabalho. “Esse projeto vai muito além de aprender a técnica de manuseio de um equipamento. O “Retratos da Terra” possibilitará aos participantes um novo olhar sobre os aspectos culturais da nossa comunidade”, pontua.

O resultado do projeto poderá ser conferido em uma exposição e catálogo com as fotos dos 20 estudantes. O local e a data da exposição ainda serão definidos. O projeto conta com o apoio da empresa Monsanto.

A curadora

Karina Bacci é bacharel em Fotografia e pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia. Atua como fotógrafa, educadora e curadora na área cultural. Ministra cursos no Museu de Arte Moderna (MAM-SP) e em projetos itinerantes pela Elo3, além de lugares como Universidade de São Paulo (USP), Centro Cultural São Paulo (CCSP), Serviço Social do Comércio (SESC) e Casa Mário de Andrade, tendo ganho prêmios nessa área. Participou de exposições no Memorial da Resistência de São Paulo (Pinacoteca) e SESC, entre outros. Foi curadora da Exposição Evgen Bavcar e Imagens Possíveis em 2016, da Exposição Tramas na Casa Mário de Andrade em 2015 e das Mostras de Cinema do MAM-SP (Cinemam) de 2003 a 2005.

Em seu trabalho autoral produz ensaios sobre feminilidade, tempo, corpo e lugares trazendo uma carga subjetiva às imagens fotográficas explorando questões intimistas.

?