Alerta à população: Sorriso está sem estoque de soro contra picada de cobra
A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso vem a público alertar à população para redobrar os cuidados e evitar acidentes com animais peçonhentos, pois todo estoque de soro antiofídico do Hospital Regional de Sorriso foi zerado.  Se algum paciente precisar do antiveneno, terá que ser encaminhado para capital Cuiabá. O problema, que vem desde 2013, está no repasse das doses pelo Ministério da Saúde e ocorre em todo o Brasil. O motivo para este desabastecimento é que os laboratórios que produzem estes soros estão tendo que se adequar às normas de boas práticas de fabricação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Todos os procedimentos necessários para aquisição do medicamento foram feitos, porém o Estado não tem previsão para a reposição dos soros. “Fizemos tudo que era necessário para agilizar a reposição dos soros antiofídicos, mas não é um problema estadual e sim nacional, pois Mato Grosso tem recebido uma quantidade pequena do soro, que não supre a demanda do Estado. Precisamos agora que a população adote alguns cuidados, principalmente, quando estiverem em áreas de maior incidência de serpentes, como quando estão a trabalho ou lazer em matas, pescarias e cachoeiras.” Explicou o Secretário Devanil Barbosa. O secretário salienta ainda que o soro antiveneno é a única forma de tratamento para estes casos.
Prevenção
Em locais propícios à presença de animais peçonhentos, deve-se utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas de couro e botas de cano alto ou com perneiras. Não colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras. Adotar medidas preventivas quando realizar atividades de limpeza, deslocamento de móveis e outros objetos, pois serpentes, escorpiões e aranhas podem estar nas frestas, superfícies ou cantos. Examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las.
Nos sítios e chácaras manter uma área limpa em volta da casa, sem mato e, quando for aos pomares, seguir as orientações dos hábitos desses animais, pois a maioria deles gostam de ficar em cascas de árvores, escondidos entre as folhas do solo, debaixo de pedras, em locais úmidos e escuros.
Os animais peçonhentos injetam veneno pelo ferrão, presa, aguilhão e cerda urticante. Ao encontrar algum animal peçonhento em qualquer situação, afaste-se com cuidado, evite manuseá-lo, mesmo que pareçam mortos.
Em caso de acidente
Na ocorrência de acidente, mantenha a vítima calma, evitando movimentos desnecessários, e com o membro acometido mais elevado em relação ao restante do corpo, caso seja possível. A vítima deve ser levada o quanto antes a Unidade de Pronto Atendimento, para passar pelo médico. Vale lembra que a identificação do animal responsável pelo acidente facilita o diagnóstico médico e o tratamento.