Amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias.
A amamentação também contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano.
O prefeito Alei Fernandes recebeu nesta manhã, 25 de junho, o diretor executivo da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT), Afrânio Migliari. “Viemos para apresentar à Sorriso os trabalhos e ações desenvolvidos pela Aprofir e tivemos o privilégio de encontrar o Alei como prefeito; o Alei esteve presente na criação da Associação, lá em 2013, quando ela nasceu como AIMA (Associação dos Irrigantes de Mato Grosso)”, lembrou Afrânio.
De acordo com Afrânio, a Aprofir hoje é uma referência nacional e “nada mais justo que a gente dar retorno ao Município que deu início a esse processo”. O diretor lembrou que a AIMA surgiu em Sorriso e foi reestruturada como Aprofir no Município também. “Quando fomos para Cuiabá levamos a Associação que hoje se tornou essa referência de apoio ao setor produtivo em todo o país”, diz.
“Ainda quando era AIMA o Alei nos deu a missão de conversarmos com o professor Everardo Mantovani, que é o papa da irrigação no Brasil e hoje estamos aqui justamente para colocar a Aprofir à disposição dos produtores de área irrigadas que necessitam auxílio para regularizações”, destaca ao completar que muitos produtores tem questões burocráticas para liberação e atualização de licenças e a Associação “está aqui para isso”.
Outro assunto em questão foi a situação de produtores rurais que não realizaram o recadastramento obrigatório junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Estamos juntos com o produtor nessa pauta do recadastramento obrigatório, temos a informação da Energisa de que mais de 600 produtores se enquadram nesse grupo que tem direito à tarifa diferenciada, o que equivale a 50% da área do Estado que ainda não realizaram o recadastramento”, explica.
Para o prefeito Alei Fernandes, a visita do diretor da Aprofir e as informações repassadas são bem-vindas. “Nossa tarefa enquanto administrador da Capital Nacional do Agro é buscar ferramentas para que todos os agricultores quer sejam pequenos, médios ou grandes produtores, possam produzir com sustentabilidade e em condições legais e o apoio da Aprofir é fundamental nesse processo”, finaliza.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).