E para debater os riscos da dengue, a equipe de Vigilância em Saúde Ambiental e agentes de combate a endemias, distribuíram material educativo e realizaram blitz na escola.  A coordenadora do departamento, Claudete Damasceno, frisa que um dos itens trabalhados com as crianças foi justamente a reprodução do mosquito.

Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana: assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido. “As crianças levam essa mensagem para casa, debatem com os pais e cresce a mensagem da necessidade do cuidar das nossas atitudes”, destaca Claudete.

 Além da dengue, frisa Claudete, há a preocupação com a Zika e Chikungunya. Em 2022, o Município de Sorriso registrou 2.296 casos de dengue – 222 casos a mais do que em 2021 quando foram 2.074 registros. Agora, em 2023, já foram 188 registros de dengue. Em 2022 o Município confirmou um caso de Zika e não houve registros de Chikungunya. De janeiro até agora, foram registrados dois casos de Zika e também nenhum de Chikungunya.

Hoje, 44 agentes de combate a endemias atuam diretamente à campo. “Mas lembramos a todos que cada um é responsável pelo seu lar; então é essencial que uma vez por semana verifiquem recipientes, calhas, plantas, cisternas, etc., e que toda a população nos auxilie não descartando lixo a céu aberto, pois muito desse lixo acaba entupindo bueiros e servindo como o criadouro ideal para todo tipo de mosquitos e de animais peçonhentos”, aponta.

 

Também na Escola Militar

O debate sobre a dengue; trabalho e rotina dos agentes de combate a endemias, também foram pauta na Escola Militar Tiradentes. Por lá, a equipe realizou palestras nos dias 21 e 22 de junho. “Já no dia 28 retornamos à tarde somente para responder dúvidas dos alunos”, diz Claudete. “Diante das muitas dúvidas, retornamos no dia 28; foi um momento extremamente proveitoso conversar com os alunos e colaboradores da Escola Tiradentes”, finaliza.