“Desde a instalação do Município, a Administração Pública Municipal vem se preocupando com educação, saúde, segurança, infraestrutura, social, e, hoje mais do que nunca o resultado disso é uma cidade forte, bonita, que cresceu em sustentabilidade e qualidade de vida”, destaca o prefeito.

Para o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Nerci Adriano Denardi, “Sorriso é hoje uma cidade sustentável, inclusive certificada com premiação como o InovaCidade 2024, em que há harmonia entre o desenvolvimento, a população inserida nesse contexto e o meio ambiente”.

Realizada em parceria entre a Prefeitura de Sorriso e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a noite contou com uma palestra proferida pelo presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Farid Tenório, que tratou do agro e sustentabilidade. Farid pontuou a satisfação do Sindicato em poder mostrar o desenvolvimento do agro atrelado ao respeito, preservação e conservação do meio ambiente.

Segundo Farid, o Censo Agro/2017 já apontava que 88% do cultivo realizado em Sorriso prezava forma direta com plantio na palha. “Hoje esse número deve ser superior a 90%, o que demonstra preocupação do próprio setor”, detalha. O presidente do Sindicato falou ainda do programa Guardião das Nascentes, desenvolvido pela entidade e que busca a proteção das nascentes do solo sorrisense garantindo abastecimento e qualidade da água.

Na sequência, reforçando o elo produção/sustentabilidade, o engenheiro agrônomo Alfeo Trecenti tratou sobre plantio direto. O momento abordou a relevância, desafios e benefícios do sistema. “Esse é um sistema focado na preservação ambiental com redução de custos, melhoria do próprio ambiente e no desenvolvimento do cultivar”, reforça.

Por fim, para fechar a programação a médica veterinária da Samatec Beatriz Cristina Brocco, tratou sobre bem-estar animal. Além de apresentar o trabalho realizado no Abrigo Municipal de Cães e Gatos, Beatriz detalhou o projeto Castrapet. Em funcionamento desde 9 de maio de 2024 o Castrapet realizou 87 atendimentos com 84 castrações. A inciativa visa diminuir a quantidade de animais abandonados e em condição de vulnerabilidade no Município. “Assim como as pessoas, os animais também sofrem e precisam de cuidados”, pontua.

A noite, acrescenta o gestor da Samatec, Nerci Adriano Denardi, demonstrou o potencial de produtividade da ‘Capital Nacional do Agronegócio’, sem deixar de frisar que “sem recursos naturais não somos nada e não obtemos nada”, finaliza.