O projeto foi elaborado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e aprovado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura. Para a realização das obras serão investidos cerca de R$ 8 milhões, valor proveniente de um termo de compromisso firmado em dezembro de 2019, entre o Ministério da Infraestrutura e a Prefeitura de Sorriso e aprovado pela Lei Municipal 3.034/2020.  Com a execução das melhorias propostas pela Infraero, o aeroporto poderá receber voos de aeronaves maiores, como Embraer 190, 195 e similares.  A pista atual do Aeroporto Adolino Bedin conta com 1.700 metros de comprimento por 30 metros de largura.

Para o prefeito Ari Lafin, essa é uma obra muito esperada. “A empresa tem 280 dias para realização dos serviços, o que nos permite dizer que 2021 será o ano da realização das obras e 2022 o ano do retorno de voos a jato”, disse. “Com a melhoria, teremos o retorno das aeronaves maiores, o que, sem dúvida consolida o desenvolvimento do município e da nossa região concomitantemente”, pontuou. Segundo o prefeito parte do recurso já está alocado. “Os repasses serão realizados de acordo com a execução e a medição dos serviços executados. Esse convênio é uma grande parceria entre o município e a esfera federal”, explica.

Os serviços seguem o modelo de projeto elaborado pela Infraero. As obras são realizadas pela empresa Primos Engenharia, vencedora do processo licitatório, e, fiscalizadas diretamente pela equipe técnica da Infraero. Conforme o gerente de obras da Infraero, Marcelo Soares Veloso, a equipe está presente e acompanhando o processo desde 7 de outubro de 2020. “Nosso escopo de trabalho é fiscalizar a execução da obra para a Prefeitura”, frisa.

Veloso salienta que a Infraero é responsável pela fiscalização, medição, controle de qualidade do material usado e do resultado final. “No fim serão realizadas todas as medições exigidas pela Anac, como medição de atrito e macrotextura e os ensaios finais para obter o PCN que é o número de classificação de pavimento, um importante dado para classificar qual tipo de aeronave poderá descer”, aponta.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, Sorriso já é considerado um hub logístico por ser um ponto de entroncamento das BR’s 163 e 242. “Com a revitalização da pista do aeroporto e o crescimento que temos observado no setor do turismo de negócios, temos certeza de que não só o nosso município, mas toda a região terá ganhos socioeconômicos e financeiros com a ampliação do aeroporto sorrisense”, pontua.

Cláudio acrescenta a importância do trabalho desenvolvido pela Comissão Aeroportuária, formada em 2017 por representantes do Executivo, Legislativo, empresários, produtores rurais e vários representantes das entidades sociais, que juntos tem trabalhado visando o desenvolvimento do aeroporto. “Está em andamento um importante planejamento futuro que visa a continuidade das melhorias e ampliações do Aeroporto e a Comissão tem contribuído de forma fundamental na na elaboração desse trabalho”, finaliza o secretário.