Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Além de fazer bem à saúde de maneira global, a prática esportiva também tem mostrado o caráter solidário dos sorrisenes. Logo após a apresentação dos atletas da Aerbis, representantes do Sicoob entregaram cerca de 750 kg de alimentos não perecíveis que foram arrecadados na quinta edição do Pedal Sicoob Saúde, promovido em Sorriso, no fim de setembro. De acordo com a gerente da instituição financeira, Silvana Herter, o Pedal da Saúde vem superando as expectativas a cada edição e a intenção é que seja ainda maior no próximo ano.
Em seu último evento antes de passar, temporariamente, o comando do município para o vice-prefeito, Gerson Bicego, o prefeito Ari Lafin destacou o quanto estas parcerias têm contribuído para o bem-estar dos sorrisenses. “Todos estes alimentos arrecadados são repassados às famílias que mais precisam por meio do crivo técnico dos profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)”, destacou o gestor, reforçando que a Administração oferta cursos de formação profissional, para que o alimento seja utilizado em momentos pontuais de dificuldades nas famílias, mas que, com um emprego, as pessoas possam conquistar melhores condições de vida, com foco na autonomia e no protagonismo.
Além de serem destinados aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Sorriso, os alimentos também são partilhados junto a instituições sociais que atuam no acolhimento de pessoas em situação de rua. “Há muitas pessoas que vêm ao município em busca de uma nova oportunidade, e muitas vezes, precisam deste acolhimento até que consigam a qualificação necessária para conseguir um emprego e conseguir se manter por conta própria”, destaca a secretária de Assistência Social do município, Jucélia Ferro.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).