A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), fez o repasse hoje (12), na Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva,  da primeira parcela dos recursos financeiros deste ano para 22 das 34 Associações de Pais e Mestres (APMs) de unidades escolares da rede municipal de Educação.

O valor empenhando para o repasse a todas as APMs é de R$ 995.384,66 para que cada associação utilize o recurso para investir de acordo com sua necessidade, visto que os representantes conhecem bem de perto estas demandas.  Cada APM recebe o recurso pelo número de alunos matriculados na unidade. Há variaçãono valor repassado para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Para cada aluno da Educação Infantil, o repasse é de R$ 77,51, e, para o Ensino Fundamental, R$ 50,22.

Para que a Associação possa receber o repasse, dividido em quatro parcelas, é necessário estar com todos os documentos em dia, bem como o planejamento para utilização deste recurso. Caso os integrantes das APMs tenham dúvidas sobre a documentação exigida, basta entrar em contato com o Departamento de Convênios da Prefeitura, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13 horas.

“A função de cada integrante da APM é fundamental na gestão escolar e por isso, pedimos que estes recursos sejam utilizados para atender sempre as maiores demandas das unidades, de maneira cuidadosa e com uma prestação de contas detalhada”, lembra a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler, informando que uma mudança promovida neste ano foi a divisão do valor a ser repassado em pagamentos trimestrais de forma a facilitar a prestação de contas, que, com os repasses mensais, também era feita com essa periodicidade.

As APMs que receberam hoje o repasse da primeira das quatro parcelas são as seguintes: Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, Cemeis Jardim Amazônia, Cemeis Flor do Amanhã, Escola Municipal Valter Leite Pereira, Escola Municipal Primavera, Escola Municipal Geni Terezinha Forgiarini, Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva, Escola Municipal Gente Sabida, Cemeis São José, Cemeis Criança Esperança, Cemeis Bom Jesus, Cemeis Francisco Wilmar Garcia, Escola Municipal Papa João Paulo II, Escola Municipal Rui Barbosa, Cemeis São Domingos, Cemeis Aquarela do Saber| Geralda da Silva Soares, Escola Municipal Vila Bela, Cemeis Antônio Santo Cappellari, Cemeis Pingo de Amor, Cemeis Sonho Encantado, Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt e Escola Municipal Rolf Bachmann.

A diretora do Cemeis Flor do Amanhã, Gleiciani Elis Gramkow,  explica que os recursos destinados para a APM serão utilizados para aquisição de materiais didáticos, pedagógicos e  também para fazer pequenos reparos na unidade, que atende 352 alunos.

“Sem esses recursos não seria possível desenvolver tudo o que a escola desenvolve, fazer melhorias na estrutura na unidade e implantar o projeto pedagógico”, reforça a diretora da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, Edena Cristina Broch, com quase 1,5 mil alunos.

A presidente da APM da Escola Municipal Valter Leite Pereira, Lucélia Braga, também celebra o recebimento da primeira parcela do recurso. Segundo ela, a manutenção nos aparelhos de ar condicionado já está na lista de prioridades da unidade, que atende 1,2 mil estudantes. Além de manter em dia o funcionamento dos equipamentos que garantem o conforto térmico de alunos e professores, os recursos também vão custear a compra de materiais de expediente e didático, como complementa a diretora da unidade, Serli K. Müller.

“É muito bonito ver pais, professores e diretores envolvidos no cuidado com o dinheiro público para a manutenção de uma unidade escolar, mostra que o trabalho feito coletivamente traz sempre bons frutos”, comenta o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, reforçando que a manutenção dos prédios que abrigam escolas e Cemeis ganhou uma atenção ainda maior. “Antes, duas equipes se dedicavam à manutenção das unidades escolares e já autorizei que mais uma seja destacada para que todos os alunos de nosso município possam estudar em locais agradáveis, o que se reflete diretamente no bem-estar deles e de toda a equipe escolar”, finaliza.