O prefeito Ari Lafin participou hoje (7) do encontro regional para elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar (PEAF), promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários(SEAF) no Centro de Eventos Ari José Riedi. Os encontros serão realizados em municípios definidos estrategicamente para contemplar todas as regiões do estado. O público-alvo é formado por pequenos produtores e instituições públicas e da sociedade civil organizada, ligadas à agricultura familiar mato-grossense.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, o PEAF é uma proposição inédita do Governo em dialogar com os agricultores familiares, Ongs e pesquisadores para nortear a aplicação de recursos públicos de forma orientada. Segundo ele, será uma fotografia da situação da agricultura familiar, que precisa romper com o estereótipo de agricultura de subsistência. “O pequeno produtor pode sim ter lucratividade com agricultura familiar, pois ela é para quem quer empreender, vencer e ficar rico sim”, destaca Suelme, apontando que para este ano são disponibilizados recursos na ordem de R$ 40 milhões para investimentos no setor.

“Estou em Sorriso há 32 anos e pude acompanhar que todos os agricultores que hoje são grandes começaram pequenos e se Sorriso é referência em agronegócio, devemos isso ao trabalho destes pioneiros”, destaca o prefeito Ari Lafin, apontando que a preocupação com a agricultura familiar integra todo o planejamento da Administração Municipal de Sorriso.

Um dos exemplos apontados pelo gestor é a inclusão de um representante dos produtores da Agricultura Familiar no Conselho da Fundação Sorriso, instituição gestora do Parque Tecnológico. “O conhecimento que será produzido ali é importantíssimo, principalmente para os pequenos produtores”, aponta Ari.

A dificuldade de os pequenos produtores chegarem até estas pesquisas foi justamente apontada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sorriso, Marcio Kunh. “É por isso que o papel da assistência técnica é fundamental para que o pequeno agricultor possa trabalhar com dignidade e respeito para desenvolver seu trabalho de forma rentável”, comenta.

Para o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Cidesa) do Alto Teles Pires, Renaldo Loffi, por meio da profissionalização, é possível ser um grande produtor em uma pequena propriedade. Para tanto, é preciso focar o em três fatores: organização dos agricultores, financiamento para aquisição de equipamentos e assistência técnica. “A agricultura empresarial também começou desta forma, com reuniões como esta aqui”, contextualizou Loffi, que representou o presidente do Cidesa Alto Teles Pires, o prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir dos Santos.

Também participaram do encontro o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Sardi Trevisol; o vereador Dirceu Zanatta; representantes da Ceasa, Elke Capistrano; da Embrapa Agrossilvipastoril, Flávio Fernades, vereadores, sindicalistas e pequenos agricultores de toda a região.