Em uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na última terça-feira (07), a Administração Municipal apresentou o novo calendário e as diretrizes para a coleta de entulhos. O novo calendário entrará em funcionamento a partir do dia 03 abril e entre as definições está o que será e o que não será recolhido; a forma adequada de acomodação do lixo e a realização de seis coletas por ano nos oito setores da área urbana do município.

Serão recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e resíduos sólidos oriundos da limpeza de jardins, como folhas e restos vegetais que possam ofertar riscos à saúde. Esses resíduos devem ser acomodados em sacos com capacidade de até 60 quilos e não mais bags. Não serão coletados entulhos provenientes de podas de árvores e restos de construção civil, que devem ser levados pelo próprio morador no Depósito de Resíduos Sólidos do Município.

Outro alerta é para o período que o entulho deve ser disposto para coleta. Na audiência pública foi definido que o ideal é disponibilizar o material cinco dias antes do período definido para coleta, para isso, é necessário que o morador acompanhe o calendário anual. Quem disponibilizar o entulho na calçada fora do período da coleta será inicialmente notificado e, se, não resolver o problema em cinco dias, na sequência será multado.

Segundo o prefeito Ari Lafin, a aplicação de notificações e multas é uma maneira de implantar organização e também valorizar “o cidadão que já está contribuindo com a limpeza e que está preocupado com o município. Queremos valorizar todo cidadão que ama a cidade e que, como todos nós, quer manter doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya longe de Sorriso”. Lafin explicou que a multa para terrenos vagos sujos será de R$ 1,5 mil.

Lafin também salientou que as novas diretrizes para a coleta de entulhos estão alinhadas ao trabalho que será realizado pelo Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF). O prefeito também anunciou a criação da Comissão de Paisagismo e Recuperação Ambiental que, aliada à fiscalização e sob o comando do vice-prefeito Gerson Bicego, irá realizar um trabalho de recuperação de todas as áreas verdes como as praças municipais e o Parque Ecológico Claudino Frâncio.

Para o vereador Marlon Zanella, “nós temos a obrigação de divulgar o trabalho em andamento, além de buscar o comprometimento de todos para efetivar o calendário e coibir práticas que possam levar à transmissão de doenças”.

Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos vem coletando entulhos em todos os bairros de Sorriso. Um mutirão de limpeza urbana ocorreu no mês de janeiro e resultou na retirada de 1.320 cargas de entulho, com o recorde de coleta de 155 cargas em um único dia.

Além de Zanella, participaram da audiência os vereadores Dirceu Zanatta, Bruno Delgado, Silvana Faccio, Marisa Santos Neto, Toco Baggio, Acácio Ambrosini e Maurício Gomes, além do comandante da 10ª Companhia Independente dos Bombeiros Militares, capitão Weber Dionísio Batista; representando a Polícia Militar, o capitão Jucimar Inácio de Moraes, presidentes de bairros e de diversas associações municipais.