Cada ciclo do Selo Unicef é composto por quatro anos, coincidindo assim com os períodos das gestões municipais. Para receber o selo, os municípios precisam elaborar um diagnóstico da situação da população de até 18 anos, criar e implementar um plano de ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população.

“Este trabalho em conjunto é necessário para que possamos apresentar ao Unicef o panorama do nosso município no que diz respeito ao cumprimento do Estatuto, bem como também mostrar as ações que são desenvolvidas em rede para garantir todos os direitos das crianças e adolescentes e, que, como cascata, também repercutem positivamente em toda a família”, pontua Jucélia.

O articulador do Selo Unicef no município e secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Adreano Rigotti, explica que a reunião de hoje serviu para análise dos índices de impacto social do município em relação ao ano passado, e, a partir desta avaliação, elaborar estratégias para melhorar os índices em que o município precisa avançar. “Ao todo, são 40 ações que visam atingir 17 resultados sistêmicos”, enumera. Rigotti frisa que o Selo Unicef contempla 12 índices e o município apresentou avanços em oito deles, “o que aumenta as potencialidades de Sorriso garantir o selo edição 2017/2020”, explica.