Escoar a safra de soja da Capital Nacional do Agronegócio não é tarefa fácil. Os números do Sindicato Rural de Sorriso apontam para uma produção total que supera dois milhões de toneladas da oleaginosa, que teve como berço 633.400  hectares.  Com 35,4% da área já colhida, a uma média de produção de 57,7 sacas/hectare até agora, levar os grãos ao destino final é um trabalho que requer dinamismo, organização e agilidade.

 

“Sabemos o quanto o agronegócio é importante para o nosso município e por isso estamos somando esforços para garantir boas estradas para este escoamento, por meio do Projeto Arranca-Safra, além de também atuar na orientação dos motoristas, para que utilizem as vias corretas para o trânsito de caminhões”, destaca o secretário de Governo e Segurança Pública, Luís Fábio Marchioro.

 

Segundo o coordenador do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT) de Sorriso, Márcio Pires, haverá intensificação do trabalho de orientação aos motoristas que vêm da região de Ipiranga do Norte, na MT 242, no trecho de 4,5 km compreendido entre o Anel Viário e  a Avenida Natalino João Brescansim, já no perímetro urbano de Sorriso, que passou a ser gerenciado pelo município no fim do ano passado.

 

 “Há placas de sinalização no local e vamos reforçar a orientação com faixas e abordagens aos motoristas, orientando-os para que não entrem no perímetro urbano do município, garantindo assim segurança de pedestres e demais usuários do trânsito, além de evitar danos às vias, que não suportam veículos pesados”, comenta.

 

“É um trabalho conjunto voltado à orientação dos motoristas, profissionais indispensáveis neste processo de retirada dos grãos e que merecem todo nosso apoio para que possam fazer seu trabalho da forma mais correta e com o mínimo de riscos para todos”, conclui Marchioro, reforçando que o Anel Viário liga a 242 diretamente à BR 163, e está em perfeitas condições, visto que é mantida pela Concessionária Apasi.

 

 

SMGT

O trabalho de abordagem deve ter início no sábado (28), no Anel Viário. Atualmente, o SMGT conta com 19 agentes de trânsito, que atuam divididos em dois turnos de seis horas, com uma média de quatro agentes por turno.

Além do trabalho de atendimento a ocorrências e fiscalização, os agentes também fazem abordagens educativas em vários pontos da cidade. Entre as infrações mais recorrentes estão o uso do celular na direção, motoristas e passageiros trafegando sem cinto de segurança e motociclistas transportando mais de um passageiro.