O prefeito de Sorriso, Ari Lafin; o secretário de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa; o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Gavasso; e a diretora do Hospital Regional de Sorriso (HRS), Ligia Leite; concedem às 17 horas de hoje (20), na sala de reuniões do Paço Municipal, uma entrevista coletiva para falar sobre a questão dos casos de natimortos no município.

A intenção é informar os procedimentos que estão sendo adotados para a avaliação de cada caso. Internamente, a Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento já constituiu uma comissão investigativa para avaliar as circunstâncias de cada óbito fetal, de forma a criar medidas para que situações como esta não voltem a ocorrer.

Na manhã de hoje, durante uma visita ao Hospital Regional de Sorriso,  o prefeito, acompanhando pelo procurador jurídico do município, Evandro Vosniak,  discutiu essas e outras situações com a gestora da unidade. “Como prefeito e também como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Teles Pires, estou acompanhando in loco a situação do Hospital Regional para verificar as demandas e também poder trabalhar de forma articulada na busca de soluções”, destaca Lafin. Entre estas demandas, está o repasse de verbas para regularização dos pagamentos a profissionais e fornecedores do Hospital. Do montante da dívida inicial, superior a R$ 7 milhões, sem levar em conta os vencimentos de fevereiro, faltam ser quitados R$ R$ 1.310.427,00 referentes a dezembro do ano passado e R$ 441 mil referentes a janeiro.

Mesmo com o pagamento de boa parte do montante, o prefeito vai continuar a manter contato com os deputados estaduais da região e representantes do Governo do Estado para garantir a quitação total dos débitos. “Os pagamentos permitem que o HRS possa voltar a conversar com os fornecedores para que sejam retomadas as compras de insumos que permitam a remarcação de cirurgias eletivas”, destaca Lígia.