A Administração Municipal de Sorriso caminha para a disponibilização de mais vagas para a educação infantil. Dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), um no bairro Nova Aliança e outro, no Rota do Sol, devem ofertar mais de 600 novas vagas no município para o atendimento de crianças de seis meses a 3 anos e 11 meses de idade.

As duas unidades seguem as normativas do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), do Governo Federal. No Nova Aliança, a unidade escolar segue o Tipo 1 de edificação e terá capacidade para atender até 370 crianças. No Rota do Sol, o projeto obedece às regras do Tipo B de edificação, com até 240 vagas.  Em comum, as novas unidades devem ofertar uma ampla estrutura, que inclui salas de aula, sala de professores, refeitório, cozinha, fraldário, sala de amamentação, playground e  banheiros especialmente adaptados para as crianças, entre outros itens.

A obra do Cemeis Rota do Sol foi abandonada pela empreiteira Casa Alta em 2015, e em março do ano passado, foi feita a rescisão de contrato com a empresa. Segundo dados do Departamento de Engenharia, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), a  Administração Municipal, protocolou, no dia 4 de maio, junto ao Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) a solicitação de alteração da metodologia construtiva para o Bloco de Alvenaria Estrutural, modalidade em que o Cemeis deveria ser construído.

Esta alteração é necessária para que se possa aproveitar a fundação já executada. O FNDE ainda deve analisar o pedido e então emitir um parecer. A partir disso, a Prefeitura pode iniciar novo processo licitatório. Por meio destes trâmites, será selecionada uma nova empreiteira para retomar a construção da unidade.

Na unidade do bairro Nova Aliança, segundo dados do Departamento de Engenharia, 30% da obra já está concluída.  No início do mês, foi solicitada nova liberação de recursos para continuidade da edificação. Esta obra também deveria ser edificada pela Casa Alta, no entanto, como a empreiteira não deu início ao trabalho antes do abandono do contrato, foi possível alterar a metodologia construtiva, o que está sendo pleiteado para a obra do Rota do Sol.

“Estamos concentrando esforços, junto com a Secretaria da Cidade, para avançar na conclusão destas obras, que tanto vão contribuir para a oferta de vagas para a educação infantil, que representa não apenas um auxílio para que as mães possam trabalhar, mas principalmente educação de qualidade nos primeiros anos de vida”, destaca a secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Drechsler, que visitou, com outros integrantes da pasta, as obras.