Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Aprender na prática. E com orientação. Essa foi a meta que levou agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias a participar de um treinamento focado em Noções de Primeiros Socorros, ministrado por militares da 10.ª Companhia Independente de Bombeiro Militar sediada em Sorriso. Até o momento três turmas participaram da atividade que integra o Curso Técnico do Agente de Saúde. As formações foram nos dias 31 de maio, 1.º de junho e 2 de junho na sede da Companhia. A intenção é estender a formação para novas turmas.
Noções de Primeiros Socorros
Primeiros socorros são intervenções que devem ser feitas de maneira rápida, logo após o acidente ou mal súbito, que visam a evitar o agravamento do problema até que um serviço especializado de atendimento chegue ao local. Essas intervenções são muito importantes, pois podem evitar complicações e até mesmo evitar a morte.
Antes de qualquer procedimento de primeiro socorro, é importante que o socorrista tenha em mente a necessidade de manter a calma; afastar os curiosos; garantir que serviço de emergência seja chamado.