Quando o pioneiro Mário Raiter chegou a Sorriso, em 1981, o então distrito de Nobres era um vilarejo com poucas casas, habitadas por homens e mulheres vindo do Sul do país em busca de um sonho. Hoje, o pioneiro, que morreu em 2005, dá o nome ao bairro que passa a ser habitado por 1.272 famílias, que, finalmente, tornam real o sonho de cada família ter sua própria casa, livre do pagamento de aluguel.

O evento de entrega das chaves aos moradores contou com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo, do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e representantes do Senado, Câmara Federal, Assembléia Legislativa, vereadores e prefeitos de municípios vizinhos.  Além da entrega das chaves, durante a cerimônia também foram anunciados investimentos em infraestrutura e segurança pública, em ações que visam promover mais qualidade de vida a todos os sorrisenses.

Na oportunidade, foi assinada a ordem de serviço para início da obra de iluminação do acesso ao Residencial, o que garantirá mais segurança a todos os moradores. Em sua fala, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, também destacou que, até o primeiro semestre de 2018, os moradores também já poderão contar com um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemeis) e uma Unidade Básica de Saúde. “Tivemos equilíbrio, maturidade e, de janeiro para cá, trabalhamos juntos com a Câmara, o Conselho Municipal de Habitação, para que pudéssemos hoje fazer esta entrega”, declarou Lafin, agradecendo os ex-prefeitos de Sorriso e demais envolvidos neste e em outros projetos que, diretamente, beneficiam a população de Sorriso.

Reforçando ações que garantam mais tranquilidade aos moradores de todo o município, o Governo do Estado também entregou uma viatura à Polícia Militar e o prefeito Ari Lafin assinou  o projeto de lei para a criação da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Defesa Civil. O projeto passa, agora, para análise dos vereadores do município.

O governador Pedro Taques também anunciou a construção de escola no Mário Raiter, para que as crianças possam estudar perto de suas casas. De forma breve, o governador lembrou o compromisso com Sorriso e se comprometeu a também resolver as questões ligadas à saúde, principalmente a do Hospital Regional  de Sorriso. Com bom humor, o declarou que “está falando cada vez menos para fazer cada vez mais”.

Em seu discurso, o ministro Bruno Araújo destacou as potencialidades de Sorriso e o engajamento do poder público municipal para viabilizar a continuidade do Residencial Mário Raiter.  “Sorriso é uma cidade fantástica para se criar e constituir família e daí meu grande orgulho de estar aqui, pois pude acompanhar este processo e verifiquei o empenho de todos os envolvidos nesta obra, que demandou o investimento de mais de R$ 72 milhões por parte do Governo Federal e R$ 10 milhões por parte da Prefeitura, em um benefício direto de 5.088 pessoas”, ilustrou o ministro, lembrando a parceria com o Governo Estadual para a pavimentação do acesso, que agora receberá também a iluminação.

O primeiro prefeito de Sorriso, Alcino Manfroi, e sua esposa, Iracema, também conferiram a alegria dos sorrisenses que habitarão o novo residencial. O ex-prefeito José Domingos Fraga Filho, atualmente exercendo o cargo de deputado estadual, também participou da solenidade. “Todos os ex-prefeitos foram convidados, como forma de partilhar esta alegria de todos os beneficiados, e, por questão de agenda, não puderam comparecer”, destacou Lafin, reforçando que, somente por meio da união, será possível que a Administração avance cada vez mais em benefício de todos os sorrisenses.