Foram registrados em Sorriso 115 acidentes em fevereiro, três a menos que em janeiro. Destas, 51 foram com vítimas, o que demandou atendimento do Corpo de Bombeiros, com apoio do Departamento Municipal de Trânsito.  Em janeiro, foram 63 acidentes com vítimas. “Essa redução considerável traz impactos positivos na rede de saúde de todo o município, já que os acidentes de trânsito estão entre os maiores responsáveis pela utilização de leitos de traumatologia no Hospital Regional, por exemplo, e, na sequência, na maioria dos casos, os acidentados demandam ainda tratamentos para reabilitação”, contextualiza o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Felipe Dias Mesquita.

Dos  acidentes com vítimas, 47 envolveram motocicletas e quatro foram atropelamentos de ciclistas. Além de registrar os boletins de acidentes, fazem parte do leque de ações do Departamento ações educativas e preventivas, como abordagens de condutores. No mês passado, foram efetuadas 1.171 notificações. Destas, 440 foram provocadas pelo fato de o condutor estar sem o cinto de segurança. Já o passageiro estar sem o cinto resultou em 28 notificações. Conversões em locais proibidos também resultaram em 134 notificações.

Na sequência, estacionamento irregular, dirigir falando ao celular e transportar crianças sem observar as normas de segurança estabelecidas, entre outras. “Nossa intenção é sempre atuar de forma preventiva, para que condutores e pedestres possam ir e vir de forma segura e ordenada”, comenta o coordenador do Departamento, Márcio Pires.

Em fevereiro, o Departamento promoveu ainda ações educativas inclusivas, com uma caminhada com blitz com idosos do Centro de Convivência da Terceira Idade e também com alunos da APAE. “A partir do momento que o trânsito é encarado como um ponto que deve ser trabalhado com todos os segmentos da sociedade, que deve ser assunto em casa, junto à família, as ações preventivas se fortalecem e podemos começar a verificar a redução de ocorrências e também a gravidade destas ocorrências”, destaca o secretário.

Cabe ainda aos agentes de trânsito, entre outras atividades, a emissão de credenciais para estacionamento especial (idosos e portadores de necessidades especiais), e vistorias em veículos que fazem o transporte de passageiros, como táxis, mototáxis, ônibus e vans escolares. Em fevereiro, passaram por vistoria 31 táxis, 19 mototáxis e dois veículos de transporte escolar.

O Departamento Municipal de Trânsito fica na Rua Noel Rosa, 465, Jardim Alvorada, e atende com expediente administrativo das  7h às 13horas. Para registro de acidentes, é possível entrar em contato pelo telefone 153 ou o 3544 3563, das 6 horas à meia noite.