Também serão oferecidas outras atividades, como jogos, dinâmicas em grupo, aferição da pressão arterial, imunização, avaliações básicas de saúde e serviços que estimulam o cuidado preventivo.
Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O programa “Idoso Ativo e Feliz” realizará mais uma edição neste sábado, 28, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI). A ação será realizada das 7h às 11h e contará com uma programação diversificada voltada à promoção da saúde, prevenção de doenças e incentivo à prática de atividades físicas, tudo pensado especialmente para o público da terceira idade.
A iniciativa é fruto de uma parceria dos acadêmicos da Instituição de Ensino Anhanguera com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES). O objetivo é aproximar o conhecimento acadêmico da comunidade, proporcionando experiências práticas aos estudantes e benefícios diretos à população.
Durante a manhã, os participantes poderão assistir a palestras educativas, como a ministrada pela Dra. Karina Zorub sobre prevenção a golpes contra idosos, além de orientações do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) sobre hepatites virais com a médica Infectologista Ana Paula Jorge Fernandes. A programação também inclui orientações sobre atividades físicas voltadas ao público da terceira idade, incentivando um estilo de vida mais saudável e ativo.
Também serão oferecidas outras atividades, como jogos, dinâmicas em grupo, aferição da pressão arterial, imunização, avaliações básicas de saúde e serviços que estimulam o cuidado preventivo.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).