Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Energia, disposição e integração deram o tom de um encontro realizado no Parque Ecológico, no último domingo (7). Logo pela manhã, o espaço recebeu moradores para um aulão de Pilates ao ar livre. Uma conexão com a atividade física e com a natureza.
Com bola, tapete, elástico e uma boa dose de disposição, os participantes mergulharam na prática em contato direto com a natureza. Além de alongar e fortalecer o corpo, a manhã trouxe leveza, socialização e um convite especial ao autocuidado.
Sob o lema “Movimento é saúde”, a ação fez parte da programação do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida. A atividade reforçou que cuidar do corpo também é cuidar da mente, e que hábitos saudáveis contribuem para a saúde emocional e para uma rotina com mais equilíbrio.
Para o educador físico João Ricardo, da Academia da Saúde, a proposta visa criar um espaço de acolhimento, de cuidados por meio da prática esportiva e fortalecimento de laços comunitários. “Queremos reforçar que a atividade física é uma parceira importante para encarar os desafios do cotidiano com mais disposição e equilíbrio. Cuidar de si mesmo é, acima de tudo, um ato de valorização da vida.”
E o encontro não terminou nos exercícios. Após a aula, todos compartilharam um piquenique coletivo, com frutas, lanches caseiros e muitas conversas descontraídas.
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação é desenvolvida por meio de profissionais da Academia da Saúde e equipe eMulti.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).