Pré-conferências
Cerca de 50 pessoas estiveram reunidas ontem, 1.º de fevereiro, no residencial Mário Raiter durante a primeira pré-conferência municipal de saúde. Em pauta, o tema central “Amanhã vai ser outro dia”. Profissionais e usuários debateram os eixos “I O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “II- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “III- Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas” para levantar propostas que serão encaminhadas à Cuiabá e Brasília nas conferências estaduais e municipais, respectivamente.
Já a segunda pré-conferência será hoje, 02 de fevereiro, na Escola Municipal Valter Leite. Na sequência, no dia 7, o encontro será no CRAS São José; no dia 9 de fevereiro a troca de experiencias é na Escola Municipal Leonel de Moura Brizola; todas essas reuniões serão às 19 horas e buscam cobrir a área de várias unidades de saúde.
A partir do dia 13 de fevereiro os encontros serão nos distritos. No dia 13, às 13 horas o primeiro debate será na escola Municipal do Distrito de Caravágio; ainda no dia 13, às 17 horas a troca de ideias será na Escola Municipal do Distrito de Boa Esperança. No dia 15 de fevereiro, às 19 horas, a equipe estará na Escola Municipal Matilde Zanatta para ouvir quem reside no Assentamento. E, finalizando as pré-conferências, no dia 16, às 19 horas a troca de opiniões será na Escola Municipal do Distrito de Primavera.
Confira na imagem a área de cobertura de cada pré-conferência.
Além de debater propostas para todos os eixos temáticos, e, posteriormente encaminhá-las às conferências estadual e nacional, o Município também deve eleger 12 delegados para a conferencia estadual. O quantitativo leva em consideração a população estimada no censo de 2020 que era de 92.769 habitantes.
A Conferência
A Conferência Nacional de Saúde é um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e ocorre a cada quatro anos. Nacionalmente, o evento está programado para ocorrer entre os dias 02 e 05 de julho de 2023. Até lá, os municípios e estados tem tempo para organizar a conversa e debater os temas diretamente com a sua população. As conferências municipais devem ser realizadas até março deste ano. Em abril e maio é o período dos encontros estaduais para finalizar as propostas que devem ser levadas e discutidas em Brasília em julho.
Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.
Nacionalmente, o evento é realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde (MS); já no Município a organização é do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde e Saneamento.