As profundas mudanças ocorridas na sociedade e na economia global nos últimos anos indicam o advento de novos modelos de relacionamento e consumo. Neste contexto, uma nova geração incorpora formas de pensar e agir muito mais dinâmicas e autônomas.

Sendo assim, o Sebrae incentiva os estudantes a sonhar e ter vontade de realizar os seus sonhos. “Nesta nova visão, o Sebrae criou o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com conteúdos que contribuem para o processo de formação e aperfeiçoamento de jovens, futuros empreendedores, nos níveis de ensino fundamental do 1º ao 5º ano da rede municipal”, explicou Jorge Nagy, Consultor do Sebrae, que ministrou vinte e oito horas de curso em Sorriso em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A coordenadora de projetos da SEMEC, Ivanete Ferro, disse que o JEPP tem por objetivo ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos. “O curso ensinou comportamentos empreendedores, de forma a estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios”, esclareceu Ivanete.

Já Simone Macieiski Nicolak, Coordenadora da Escola Municipal Walter Leite Pereira, achou o curso maravilhoso. “Trouxemos 14 professores da nossa escola para este curso. O aprendizado foi imenso e nos ajudará muito no modo diferente de como aplicar o conhecimento recebido aos nossos alunos. Sem dúvidas, é uma nova visão da educação”, disse.

Durante o curso foram ministrados temas sobre ervas aromáticas (1º ano), temperos naturais (2º ano), oficina de brinquedos ecológicos (3º ano), locadora de produtos (4º ano), e sabores e cores (5º ano).

O Prefeito Municipal, Ari Genésio Lafin, e a Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Lúcia Korbes Drechesler, estiveram conhecendo o método de ensino empreendedor ministrado pelo Sebrae em parceria com a SEMEC.