Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Selo Diamante

96,84%

de eficiência

Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.

Alerta

Encenação reproduziu acidente com veículo ciclo-elétrico

Publicado em 05 de fevereiro de 2026 às 14:50

Felizmente, foi só uma encenação. Mas poderia ser real. Quem passou nesta quinta-feira, 05 de janeiro, no cruzamento entre a Avenida Blumenau e Perimetral Sudoeste,  viu uma cena chocante: o retrato de um acidente de trânsito envolvendo dois adolescentes usando um veículo ciclo-elétrico, popularmente conhecido como bicicleta elétrica.

No local o cenário estava completo: vítimas com trauma cranioencefálico, fraturas expostas, aparato completo do 5.º Batalhão de Bombeiros Militar, da Guarda Municipal de Trânsito, imprensa e o retrato da dor estampada no rosto dos atores que integraram o cenário.

A encenação, infelizmente, teve como roteiro um acidente real ocorrido em 2025 em que duas adolescentes que transitavam com uma bicicleta elétrica sofreram – ambas- trauma cranioencefálico e fraturas expostas. A situação real exigiu agilidade dos bombeiros para salvar vidas. Essa foi uma das 1.382 chamadas envolvendo acidentes de trânsito registradas pelos bombeiros em 2025. No geral atendemos 1.602 vítimas de acidentes de trânsito em 2025 e, infelizmente, registramos 59 óbitos nessas situações específicas”, explica o  comandante do 5.º BM, major Leandro Cuiabano Kunze, um dos responsáveis pelo simulado.

Do total de registros 1.382 situações foram de acidentes de trânsito e, dentre os acidentes, 109 situações envolveram bicicletas no geral, a maioria das situações com o uso de bicicletas elétricas conduzidas por adolescentes. “No geral atendemos 1.602 vítimas de acidentes de trânsito em 2025 e, infelizmente, registramos 59 óbitos nessas situações específicas”, aponta.

 “Nosso objetivo é de sensibilizar cada vez mais as pessoas sobre a importância de adotar medidas simples para evitar cenas como esta, porque sim, elas são totalmente evitáveis”, pontua o comandante do 5.º BM.

Caso a situação encenada fosse real, não haveria como retroceder alguns minutos e impedir a tragédia. Contudo, existem maneiras de evitar que cenas assim façam parte do cenário do trânsito. “Velocidade controlada, respeito à sinalização e muita, muita prudência”, ensina o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), o coronel da reserva da PM, Adriano Denardi.

A ação, pontua Denardi, também tem como foco o alerta aos pais: é preciso orientar os filhos quanto ao uso de veículos ciclomotores e elétricos. “Observamos que aumentou muito o uso desses veículos pela comodidade do próprio adolescente poder conduzir. Contudo, essa condução precisa ser orientada”, diz. “Nossa meta é intensificar ainda mais o trabalho que já vínhamos fazendo junto aos condutores e aos pais também, porque muitas vezes os condutores são menores de idade como no caso de bicicletas, patinetes e skates elétricos”, salienta. O secretário lembra ainda que desde janeiro de 2026 é necessário observar algumas regras: se o veículo ciclomotor for acima de 1000 watts é preciso ter carteira de habilitação e emplacamento para circulação.

“Esperamos que este simulado sensibilize o coração das pessoas, despertando comportamentos mais adequados no trânsito”, diz o capitão BM Thiago Reis. O capitão  frisa que além do simulado, as ações desenvolvidas em conjunto pelo 5.º Batalhão e a Semsep integram também abordagens e blitz educativas nos pontos de maior circulação da cidade.

Para inserir esta dose extra de empatia por meio da sensibilização chocante, a organização do simulado contou com o talento e a entrega dos atores que integram o grupo de teatro Thespis, dirigido pelo também ator Ney Miguins.

Veículos ciclomotores 

De acordo com a Resolução 966/2023 para conduzir um ciclomotor o condutor precisa ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria A, ou permissão específica para esse tipo de veículo (ACC). Já condutores de bicicletas normais e elétricas, skates e patinetes não necessitam de qualquer tipo de documentação.


Imagens
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Reginaldo Souza
Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi