Cerca de 300 ciclistas participaram do 2º Extreme Sorriso, que além do desafio de MTB, ainda marcou o início da parceria entre a Prefeitura e os grupos de bike do município para a recuperação ambiental do Parque Ecológico, local da largada das competições.

Tiago Borba, membro do grupo “Os Preguiças” que organizou o Extreme, ressaltou a importância da parceria com o poder público, tanto para a realização do evento, como no projeto ambiental. “Investir em ciclismo é investir em saúde. Hoje a Sorriso está se tornando referência para todo o Estado, visto a qualidade dos atletas locais. E o apoio da Prefeitura foi essencial para a realização deste evento. Quanto ao projeto ambiental, nós temos a nossa trilha dentro do Parque Ecológico e através dos bikers fechamos essa parceria com a Prefeitura para plantar e cuidar deste espaço, não apenas para nós, mas para que as próximas gerações possam usufruir do Parque”.

O prefeito Ari Lafin destacou a importância do esporte e a parceria público/privada para a conservação do meio ambiente. “Sorriso está se tornando palco de grandes eventos esportivos e atraindo atletas de outros estados. O esporte promove a competição e a integração de povos, gerando movimento no comércio local, como hotéis e restaurantes. Essa nova parceria com os ciclistas para a recuperação do Parque mostra que o esporte e a solidariedade, o exemplo de vida, andam juntos. Desejo que estes esportistas sirvam de exemplo para nossas crianças e adolescentes, e que elas optem cada vez mais por um estilo de vida saudável“, declarou Lafin.

Para o vice-prefeito, Gerson Bicego, esta é apenas a primeira parceria, de muitas que estão por vir, todas visando à valorização dos espaços públicos e a revitalização de parques e praças. “Estamos aproveitando este evento de ciclismo para lançar o projeto de reflorestamento e recuperação ambiental das áreas urbanas de Sorriso. Por meio dessas parcerias, como a firmada hoje com o grupo de bike Os Preguiças, a Prefeitura irá doar as mudas de espécies nativas e o parceiro ficará responsável pelo plantio e manutenção do espaço verde. O objetivo da gestão é fazer um projeto que tenha continuidade, não apenas lançar e esquecê-lo”, frisou Bicego.

Gerson destacou ainda a reestruturação do Horto Municipal, que será entregue no próximo dia 21, para a geração de mudas que atenderão ao projeto. “Sabemos que temos um passivo ambiental muito grande a ser recuperado em nosso município. Estamos finalizando a revitalização do horto para que sempre tenhamos mudas nativas. Agora estamos buscando mais parceiros para que possamos fazer um trabalho de qualidade em toda Sorriso. Até o final do ano, queremos estar com o Parque Ecológico todo remodelado e outras áreas muito mais verdes”.

E a terceira edição do Extreme MTB Sorriso já tem data definida, é o que adianta o membro da equipe “Os Preguiças”, Vinicius Florentino. “Nosso grupo já está organizando a próxima competição para setembro de 2018. Esperamos superar o número de participantes deste ano, não apenas de competidores, mas também dos que optaram pelo passeio. Os ciclistas podem se programar, pois teremos muitas novidades na edição 2018”, antecipa Vinicius.

Confira os pódios do 2º Extreme Sorriso MTB:

FEMININO

1º Luana Almeida – Tangará da Serra