O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
Neste momento de pandemia do novo coronavírus, que provoca a Covid-19, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) lembra a toda a sociedade que não é permitido o trabalho infantil. Infelizmente, isso ainda acontece no Brasil, pois muitas crianças, principalmente na faixa etária de 5 a 12 anos, trabalham muitas horas por dias nas piores formas de trabalho. Em Sorriso, a Semas desenvolve várias ações voltadas à promoção do acesso ao emprego para os jovens que queiram trabalhar dentro da legalidade, como exemplo, o projeto Aprendiz Sorriso Legal – Mundo do Trabalho, oferecido a adolescentes a partir de 14 anos. O Aprendiz Sorriso Legal oferece cursos de formação para estes jovens, o que estimula, nos aprendizes a necessidade constante de aprimoramento para a evolução no mercado de trabalho. Vale lembrar que a legislação brasileira proíbe o trabalho para os menores de 14 anos, pois a criança precisa dedicar tempo aos estudos, atividades esportivas e culturais, conviver com as famílias e brincar muito, aproveitando ao máximo a sua infância. Também é obrigação dos pais ensinar a seus filhos noções de responsabilidade, cooperação e trabalho conjunto por meio de tarefas domésticas em casa, de acordo com a idade das crianças. Guardar os brinquedos, arrumar as camas, lavar roupa, calçados e dar uma ajuda na faxina de casa não é trabalho, e sim um momento importante para o compartilhamento de conhecimentos indispensáveis para a vida adulta, sempre com a presença de um adulto responsável para garantir a segurança e o bem-estar das crianças. Seja cidadão consciente, denuncie qualquer situação de trabalho infantil pelo “Disque 100”. O Conselho Tutelar também pode ser acionado pelo 66 99650-8183.