Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O projeto Gestar Palavras foi criado para acompanhar mulheres durante a gestação e também no período pós-parto, conhecido como puerpério. Segundo a profissional, essa fase é sensível e nem sempre as futuras mães contam com uma rede de apoio estruturada.
Os encontros, realizados quinzenalmente, recebem gestantes já acompanhadas pelas unidades de saúde do Município, independentemente da fase da gravidez. A proposta é abordar desde questões físicas e emocionais da gestação até temas como rede de apoio, mudanças de planos, gestações não planejadas, perdas e processos de luto. Quando necessário, o atendimento individual também é disponibilizado, garantindo um acompanhamento mais próximo.