Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A formação tratou das “Abordagens e Estratégias para lidar com Crianças e Adolescentes com Deficiências”. Direcionada aos colaboradores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o curso foi marcado por momentos de diálogo e troca de experiências, trazendo à pauta dúvidas comuns e informações importantes sobre Deficiências Intelectuais e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Realizado em parceria com o Instituto de Audição e Reabilitação Intelectual (CER), o curso visa fortalecer o trabalho em equipe e qualificar ainda mais os profissionais para um atendimento humanizado, seguro e eficaz durante situações de urgência que envolvem Pessoas com Deficiência, especialmente, crianças e adolescentes.