O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
Um dia de aula fora da rotina. Nada de caderno, nem lápis. Enquanto a chuva “desabava” na cidade, na manhã desta quinta-feira (5 de dezembro), mais de 60 alunos do 4.º ano, das escolas municipais Lêoncio Pinheiro da Silva e Jardim Bela Vista, junto com professoras e coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação (Semed), embarcaram no ônibus que os levaria à Fazenda Santana, para uma lição que ficaria para sempre no rol de suas melhores lembranças.
Na mãos das crianças, em vez dos livros, mudas de Gonçaleiro, Mutamba, 7 Cascas, Copaíba, Mirindiba, Tamboril, Jequitibá e Jatobá. Ao todo, 100 mudas, que nasceram e receberam os primeiros cuidados no viveiro mantido graças à parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Clube Amigos da Terra (Cat), que foi reativado neste ano com apoio do Ministério Público do Estado (MPE), foram plantadas no novo berço, uma área de restauro na Fazenda Santana, pelas ágeis mãozinhas, na faixa etária dos 10 anos.
A atividade integrou a Field Trip realizada pelo Cat na Fazenda Santana.