Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Um dia de aula fora da rotina. Nada de caderno, nem lápis. Enquanto a chuva “desabava” na cidade, na manhã desta quinta-feira (5 de dezembro), mais de 60 alunos do 4.º ano, das escolas municipais Lêoncio Pinheiro da Silva e Jardim Bela Vista, junto com professoras e coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação (Semed), embarcaram no ônibus que os levaria à Fazenda Santana, para uma lição que ficaria para sempre no rol de suas melhores lembranças.
Na mãos das crianças, em vez dos livros, mudas de Gonçaleiro, Mutamba, 7 Cascas, Copaíba, Mirindiba, Tamboril, Jequitibá e Jatobá. Ao todo, 100 mudas, que nasceram e receberam os primeiros cuidados no viveiro mantido graças à parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Clube Amigos da Terra (Cat), que foi reativado neste ano com apoio do Ministério Público do Estado (MPE), foram plantadas no novo berço, uma área de restauro na Fazenda Santana, pelas ágeis mãozinhas, na faixa etária dos 10 anos.
A atividade integrou a Field Trip realizada pelo Cat na Fazenda Santana.