O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
Não é lixão. Não é nem mesmo lixo. Um ecoponto é o local para a população destinar material reciclável: papel, papelão, plástico, vidro, alumínio e isopor. Além disso, nada mais deve ser colocado ali. As garrafas pet e as caixas tetra Pak devem ser enxaguadas antes de serem dispostas para a reciclagem. Potinho de maionese, manteiga ou margarina também precisam passar pelo processo de retirada de resíduos. A embalagem da pizza também não pode ir pra reciclagem, pois absorveu gordura.
A organização também é fundamental para facilitar a coleta e evitar acidentes: cada item a ser reciclado tem seu lugar específico, como está sinalizado no Ecoponto, com o nome dos materiais e também com as cores. Os vidros, por apresentarem risco, devem ficar separadinhos dos outros recicláveis.
Restos de alimentos devem ir para a coleta de lixo úmido. Colocar resto de comida junto ao material a ser reciclado torna inviável o processo. Sim, aqueles cocos que aparecem na foto não poderiam estar ali no Ecoponto do Vila Romana.
Móveis velhos e eletrodomésticos que já não servem mais? Grama cortada, folhas e galhos pequenos? Coleta de resíduos sólidos, aquela do calendário, que é feita em um intervalo médio de 60 dias em cada setor de Sorriso.
Caso a necessidade de se desfazer destes itens seja imediata, então é só levar até o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG), que funciona todos os dias da semana das 6h às 18h. Falando nele, é somente lá que podem ser descartados os resíduos de construção. O DMEG fica na saída para Ipiranga do Norte, ao lado da Cearpa. Denúncias sobre a utilização incorreta dos Ecopontos podem ser feitas junto ao WhatsApp do NIF, o 99927 2611, ou pelo telefone 150, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.