Líder da IBN, o pastor José Bezerra Neto explicou que a doação dos livros surgiu quando começou a ser percebida uma movimentação em torno da literatura no município. ”É papel de toda a comunidade, não só da igreja, estar junto, somar forças em prol de um bem comum, em prol de nossas crianças e da educação em nosso município”.

A movimentação apontada pelo pastor é o conjunto de atividades que a Biblioteca passou a desenvolver a partir da adesão ao programa Conecta Biblioteca, da ONG Recode. De 97 bibliotecas de todo o Brasil que participam do programa Conecta Biblioteca e foram avaliadas pela instituição, a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato ficou em sétimo lugar no ranking das dez melhores iniciativas para atrair a comunidade.

A secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Korbes Drechsler, destacou o quanto iniciativas como esta da IBN contribuem para o trabalho desenvolvido na biblioteca. “Esta doação enriquece muito o acervo da biblioteca e contribui muito para a ressignificação daquele espaço, tão importante para o processo educacional”.

O evento, que contou com a participação do prefeito de Sorriso, Ari Lafin, do vice-prefeito, Gerson Bicego, e do promotor de Justiça da 2.ª Promotoria Cível de Sorriso, Márcio Florestan Berestinas, também foi partilhado por um grupo de professores que vivenciavam uma atividade proposta pelo Centro Municipal de Formação de Professores (Cemfor), em alusão ao dia do Professor. De acordo com a professora-formadora do Cemfor, Rosane Welter, a unidade, que funciona no prédio da Biblioteca Monteiro Lobato,  vem propondo atividades diferenciadas para os professores, trabalhando assim o processo de ensino-aprendizagem fora das paredes das salas de aulas.

A coordenadora de fomento à leitura da Biblioteca Monteiro Lobato, Leda Maria Ferraz, comentou que a entrega dos cordéis superou as expectativas. “Vivemos um momento intenso, em que ouvimos muitos relatos de pessoas que mostraram o quanto a literatura, e especificamente a literatura de cordel, fez a diferença na vida delas”.

Em Sorriso, a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato fica bem no centro da cidade, na Praça da Juventude, e fica à disposição da comunidade das 7h às 11 horas e das 13h às 22 horas. Já o Espaço Pedagógico da Área Verde Central pode ser agendado para ser utilizado em atividades escolares diretamente no Marco Zero.